Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

José se colocou no devido lugar

“Portanto, perdoa o crime dos servidores do Deus de teu pai. Ouvindo isso, José pôs-se a chorar. Vieram seus irmãos e prostraram-se diante dele, dizendo: ‘Somos os teus servos’. José lhes disse: ‘Não tenhais medo! Estou eu, por acaso, no lugar de Deus?'” (Gn 50,17b-19)

Olhando para esse texto do livro do Gênesis, deparo-me com uma realidade tão terrível quanto comum à vida da gente: a luta contra o orgulho que existe dentro do coração humano. O orgulho existe, ele é fato, ele é real. Não é uma fábula nem um mito, o orgulho se faz presente, infelizmente, em nosso cotidiano, mas Deus nos dá as armas contra este “câncer” do orgulho, que vai nos matando e nos corroendo por dentro. Quais são?

A emoção

Penso que este texto nos mostra algumas dessas armas. O autor sagrado faz questão de deixar claro o diálogo entre José e seus irmãos. Veja só que interessante: os irmãos pedem perdão a José pelos erros cometidos. E qual é a resposta de José? Ele chora, simplesmente chora. José se comove ao perceber a miséria dos próprios irmãos, responde com o coração, responde com a mais bela das respostas (perdoe-me a redundância): a emoção! Ela é, de fato, a mais linda resposta para alguém que se dirige a nós com sinceridade de coração.

Foi o que José fez para com os seus irmãos: respondeu-lhes a partir das suas lágrimas, que brotaram de dentro da alma. Alma esta que se abriu ao perdão e esqueceu, definitivamente, o mal feito, no passado, por aqueles que traziam, nas veias, o mesmo sangue que ele.

Como é doloroso ver-se maltratado por aqueles que nos são mais caros, mais próximos a nós! O orgulho, nesse caso, surge disfarçado de indiferença. Ou seja, não damos o primeiro passo, não saímos de nós mesmos, porque queremos preservar a nossa própria imagem. Já pensou sofrer de novo com a mesma pessoa logo após ter lhe dado o perdão? É decepção demais!

O medo

Assim, vamos dando desculpas para nos mantermos sempre indiferentes à miséria alheia. Uma indiferença que, olhando mais de perto, assemelha-se ao medo. Sim, ao medo de colocar-se frente a frente com a nossa própria miséria refletida na miséria do outro a quem amamos. Medo de sermos feridos mais uma vez, medo de acreditarmos na mudança do outro, e essa “crença” não dar em nada!

José não teve este medo. Ele soube fazer a melhor escolha. Ele chorou e perdoou. Daí, a resposta movida pela força do perdão: “Não tenhais medo!”. E o mais lindo: ele se colocou no devido lugar: “Estou eu, por acaso, no lugar de Deus?”. Os irmãos se prostraram diante do José que chora e perdoa, mas isso não está certo, porque somente Deus merece o nosso prostrar, porque somente do Senhor é que nos vem a graça de nos emocionarmos com a alma de cada ser humano (a ponto de chorarmos lágrimas de misericórdia) e oferecer-se com generosidade o grande antídoto para o orgulho que se chama perdão. José se emociona e perdoa aos seus, porque, em primeiro lugar, provou, em sua própria vida, a misericórdia e o perdão de Deus.

O perdão

Quem perdoa e sabe chorar diante das belas manifestações da alma humana é alguém que entendeu que não precisa ter medo de nada. Este sabe quem é Deus! E fica para nós este ensinamento deixado por José: quem aprendeu a se emocionar e a perdoar é alguém feliz e menos escravo do próprio orgulho.

Queres libertar-se do orgulho que mata e nos leva à terrível indiferença? Peça a Deus, e somente a Ele, pois nada nem ninguém podem ocupar o seu lugar em nossa vida, a graça de se emocionar e de dar aquele difícil, mas grandioso, primeiro passo nas mais dolorosas situações. E creia: este primeiro passo o conduzirá por um inesperado e maravilhoso caminho, até repousares nas águas doces e serenas do perdão.

Um abraço fraterno,

Alexandre Oliveira - Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.