Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 47,2-13)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

2Como a gordura, que se separa do sacrifício pacífico, assim também sobressai Davi, entre os israelitas. 3Brincou com leões como se fossem cabritos e com ursos, como se fossem cordeiros. 4Não foi ele que, ainda jovem, matou o gigante e retirou do seu povo a desonra? 5Ao levantar a mão com a pedra na funda, ele abateu o orgulho de Golias. 6Pois invocou o Senhor, o Altíssimo, e este deu força a seu braço direito e ele acabou com um poderoso guerreiro e reergueu o poder do seu povo.

7Assim foi que o glorificaram por dez mil e o louvaram pelas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 8Pois esmagou os inimigos por toda a parte, e aniquilou os filisteus, seus adversários, abatendo até hoje o seu poder. 9Em todas as suas obras dava graças ao Santo Altíssimo, com palavras de louvor: 10de todo o coração louvava o Senhor, mostrando que amava a Deus, seu Criador. 11Diante do altar colocou cantores, que deviam acompanhar suavemente as melodias. 12Deu grande esplendor às festas e ordenou com perfeição as solenidades até o fim do ano: fez com que louvassem o santo Nome do Senhor, enchendo o santuário de harmonia desde a aurora.

13O Senhor lhe perdoou os seus pecados, e exaltou para sempre o seu poder; concedeu-lhe a aliança real e um trono glorioso em Israel.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 17)

— Louvado seja Deus, meu Salvador!

— Louvado seja Deus, meu Salvador!

— São perfeitos os caminhos do Senhor, sua palavra é provada pelo fogo; nosso Deus é um escudo poderoso para aqueles que a ele se confiam.

— Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Por isso, entre as nações, vos louvarei, cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome.

— Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, a Davi e à sua casa para sempre.

Evangelho (Mc 6,14-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”. 16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.

18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Incomodemos a nós e ao mundo vivendo a verdade

O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. (Mc 6,27-28)

O relato dramático de João, o Batista, é contado para nós com toda a exatidão dos acontecimentos. Primeiro, com aquilo que João provoca, ou seja, o incômodo, porque a Palavra de Deus e o Seu Reino provocam incômodo nas pessoas, no mundo, na sociedade, nos governantes. É por isso que Herodes está incomodado, perturbado, querendo saber quem é este Homem do qual todos falam.

Meus irmãos, não nos acomodemos, mas incomodemos o mundo anunciando a Palavra de Deus como fez João Batista.

Precisamos ser profetas, precisamos anunciar, porque quando nós não anunciamos, o mal cresce, o erro cresce; e aqui não é questão de acusar ninguém dos pecados, aqui é questão de anunciarmos a verdade do Reino, a verdade que salva e liberta, porque é muito mais fácil ficarmos naquela posição cômoda e dizer “o problema é dele, não é meu o problema”.

É muito mais fácil vivermos a nossa espiritualidade fechada no nosso mundo e não a anunciarmos. Não! João Batista não se acomodou, Ele incomodou, e incomodou muito, sobretudo Herodíades, cuja mãe estava vivendo de uma forma ilícita com Herodes, pois era mulher do irmão de Herodes e foi viver com o irmão deste. Isso incomodava? Claro que sim, pois viviam uma relação ilícita. Em vez de rever a vida, ela preferiu eliminar aquele que o incomodava.

Não nos acomodemos, mas incomodemos a nós e ao mundo vivendo a verdade

Sem cabeça, atendendo o pedido de Herodes, na ocasião do seu aniversário, a sua filha Herodíades dançou, e a dança agradou demais a Herodes, assim como o mundo, como a sensualidade e o prazer agradam demais as pessoas, por isso elas estão se vendendo tão facilmente. Das danças eróticas à sedução que os prazeres provocam, as pessoas estão se vendendo, comprando-se tão facilmente, e facilmente perdendo a cabeça.

O que três cabeças perdidas – a mulher, Herodes e a filha Herodíades – o que três “sem cabeças” fazem: pedem a cabeça de João Batista, aquele cuja cabeça foi usada unicamente para anunciar a verdade, para proclamar o Reino de Deus. A cabeça dele é cortada, colocada num prato e entregue à moça como um troféu, mas, na verdade, isso é uma infâmia, é um ultraje. Eu sei que a verdade, muitas vezes, é ultrajada, negada, a verdade é, muitas vezes, desrespeitada, mas nós não podemos perder a cabeça, o juízo, o bom senso, a retidão nem a moral.

O que nós precisamos é ter cabeça e coração em Deus para não nos desviarmos da verdade e vivermos em Cristo, mas a coerência de vida nem sempre é fácil.

Não nos acomodemos, mas incomodemos a nós e ao mundo vivendo a verdade.

Deus abençoe você.

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.