Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 5,27-33) 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33) 

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido. 

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho (Jo 3,31-36) 

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor. 

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Nosso testemunho é a melhor prova a ser dada ao mundo

O nosso testemunho vivo e coerente é a melhor prova que podemos dar ao mundo de que Jesus é, de fato, o Salvador da humanidade!

Então Pedro e os outros apóstolos responderam: ‘É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens’” (At 5, 29).

Amados irmãos e irmãs, nós temos acompanhado o livro dos Atos dos Apóstolos que, na verdade, tem nos mostrado como a Igreja primitiva reagiu diante do anúncio da Ressurreição gloriosa de Jesus. O impacto que aquilo provocou na vida da Igreja e dos apóstolos, pois eles estavam incendiando o mundo, na sua época, com a pregação do querigma, com a pregação da Morte e Ressurreição gloriosa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Os apóstolos foram presos, açoitados, rejeitados e interrogados por aquilo que eles pregavam e diziam. O sumo sacerdote, inclusive, os interrogou perguntando-lhes: Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” (At 5, 28).

Contudo, Pedro e os apóstolos não se atemorizaram e disseram com toda ênfase: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens” (At 5, 29).

Sabem, meus irmãos, Pedro não está incitando as pessoas a uma revolta civil com essas palavras, para que desobedeçamos às autoridades e às leis. Não é isso de forma nenhuma! Mas sim que nenhuma lei e nenhuma autoridade deste mundo podem nos impedir de pregar o Evangelho, nem podem tirar do nosso coração e do nosso peito o nosso amor. Esse amor que incendeia o nosso coração para que anunciemos uns aos outros o nome de Jesus!

A segunda coisa muito importante a ser dita em relação a isso: os homens podem até criar leis que não correspondam à moral, ao ensinamento e à fé cristã, mas não somos obrigados a obedecer a nenhuma delas! Se há leis que favorecem a morte, nós seremos sempre favoráveis à vida. Se há leis que facilitam a vida imoral, indecente e contrária aos preceitos evangélicos, nós ficaremos com a moral, com a decência e com os valores evangélicos!

O cristão não precisa ser rebelde nem incitar as pessoas a viver a rebeldia, mas nós podemos e devemos testemunhar com os nossos valores e com a nossa opção de vida que somos seguidores de Jesus!

É verdade que precisamos incendiar [com os valores cristãos] os valores na sociedade em que vivemos, e se existem leis que são contrárias àquilo que a nossa fé nos ensina a viver, não tem problema, pois o testemunho é maior que qualquer lei, o testemunho de vida arrasta multidões, arrasta pessoas.

Nós vamos combater e ser contra a tudo aquilo que é contrário ao Evangelho, mas o nosso testemunho vivo é a melhor prova que podemos dar ao mundo de que Jesus é, de fato, o Salvador da humanidade!

O cristão não se rebela. O cristão obedece, testemunha, dá exemplo e mostra com a coerência de vida a Quem ele segue!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.