Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Eclo 6,5-17)
Leitura do Livro do Eclesiástico.

5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações. 6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil. 7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. 8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. 9Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar.

10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. 11Quando fores bem-sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. 12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.

13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. 16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. 17Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!

— Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!

— Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; os vossos mandamentos ensinai-me!

— Minha alegria é fazer a vossa vontade; eu não posso esquecer vossa palavra.

— Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!

— Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!

— Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.

— Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.

Evangelho (Mc 10,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.

3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”

10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus quer nos dar de volta a capacidade de ouvir a Ele e aos outros

Precisamos que a saliva de Jesus toque nossos ouvidos, nos restaure e nos faça ouvir o que precisamos ouvir

"Então, apresentaram-no a um homem surdo e mudo e pediram-lhe que pusesse as mãos nele" (Mc 7:32).

Este homem do Evangelho era surdo, isto é, ele não tinha a capacidade de ouvir. Mas um dia ele ouviu, porque falou; e para falar é necessário escutar. Além disso, ele falou com grande dificuldade e, certamente, essa dificuldade de falar se deveu à sua capacidade de ouvir.

Quem não escuta bem, não consegue falar bem. E falar bem não é falar bem ou ter bons discursos, porque, de repente, podemos ler e aprender a arte da oratória. Refiro-me à capacidade de dialogar, comunicar e expressar-se. Capacidades que, ao longo da vida, perdemos, porque perdemos a capacidade de ouvir, de ouvir a Deus.

Quão difícil é ouvir a Deus em um mundo de tanto barulho! Neste mundo agitado em que vivemos, se olharmos para dentro de nossas casas, o barulho está aumentando. Existem muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo, televisores, aparelhos de rádio, programas na internet, etc. E quando saímos de casa, o barulho da rua é algo que nos deixa surdos. Entramos nas lojas e temos barulho por todos os lados, por isso não ouvimos a Deus e ouvimos muito mal uns aos outros.

Mas o pior barulho é aquele que foi instalado dentro de nós. Porque tudo é muito desorganizado dentro de nós, com muitas vozes gritando e gritando em nossos corações. Ruídos que removem até o nosso sonho.

É muito barulho em nossa mente, é por isso que, muitas vezes, temos dores de cabeça, dores de cabeça; são preocupações, confusão, perturbações, inquietação. É o ruído da ansiedade que não nos deixa quieto e nos mistura até que nossos tímpanos internos estão quebrados.

Por causa de muitos ruídos dentro da cabeça e do coração, não ouvimos mais o que o outro dizia. O filho não ouve mais seus pais; O casal não consegue mais se ouvir. E, quando você não escuta também, você não fala. Perdemos a capacidade de diálogo e não sabemos mais dialogar com o outro, isto é, conversar, escutar.

Hoje, todos os dias, estamos escrevendo em redes sociais, mas perdemos a capacidade de ouvir.

Então, precisamos de Jesus tocando nossos ouvidos; recuperando dentro de nós a capacidade de ouvi-lo e de ouvir um ao outro. Precisamos que a saliva de Jesus venha tocar nossos ouvidos, para nos restaurar e nos fazer ouvir o que precisamos; e falamos sobre o que precisamos falar.

Ouvir e falar são as habilidades do ser humano para se comunicar. Hoje, a graça de Deus se recupere em nossos lares, lares, famílias e onde você quer que seja, o dom da comunicação. Faça isso tão necessário para a graça de Deus ser estabelecida.

Deus te abençoe!

Padre Roger Araújo - Padre da Comunidade New Song, jornalista e colaborador da New Song Page. Contato:  padrerogercn@gmail.com  - Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.