Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jr 28,1-17)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Nesse mesmo ano, no início do reinado de Sedecias, rei de Judá, no quinto mês do quarto ano, disse-me o profeta Ananias, filho de Azur, profeta de Gabaon, na casa do Senhor e na presença dos sacerdotes e de todo o povo:

2“Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Quebrei o jugo do rei da Babilônia. 3Ainda dois anos e eu farei reconduzir a este lugar todos os vasos da casa do Senhor, que Nabucodonosor, rei da Babilônia, tirou deste lugar e transferiu para a Babilônia. 4Também reconduzirei a este lugar Jeconias, filho de Joaquim e rei de Judá, juntamente com toda a massa de judeus desterrados para a Babilônia, diz o Senhor, pois eu quebro o jugo do rei da Babilônia”.

5Respondeu o profeta Jeremias ao profeta Ananias, na presença dos sacerdotes e de todo o povo que estava na casa do Senhor, 6dizendo: “Amém, assim permita o Senhor! Realize ele as palavras que profetizaste, trazendo de volta os vasos para a casa do Senhor e todos os deportados da Babilônia para esta terra.

7Ouve, porém, esta palavra que eu digo aos teus ouvidos e aos ouvidos de todo o povo: 8Os profetas que existiram antigamente, antes de mim e antes de ti, profetizaram sobre guerras, aflições e peste para muitos povos e reinos poderosos; 9mas o profeta que profetiza paz, esse somente será reconhecido como profeta, que em verdade o Senhor enviou, quando sua palavra for verificada”.

10Então o profeta Ananias retirou o jugo do pescoço do profeta Jeremias e quebrou-o; 11e disse Ananias, na presença de todo o povo: “Isto diz o Senhor: Deste modo quebrarei o jugo de Nabucodonosor, rei da Babilônia, dentro de dois anos, livrando dele o pescoço de todos os povos”.E foi-se pelo seu caminho o profeta Jeremias. 12Depois que o profeta Ananias havia retirado o jugo do pescoço do profeta Jeremias, dirigiu-se novamente a palavra do Senhor a Jeremias:

13“Vai dizer a Ananias: Isto diz o Senhor: Quebraste um jugo de madeira, mas em seu lugar farás um de ferro.14Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Pus um jugo de ferro sobre o pescoço de todas estas nações, para servirem a Nabucodonosor, rei da Babilônia, e lhe serão de fato submissas; além disso, dei-lhe também os animais do campo”.

15Disse ainda o profeta Jeremias ao profeta Ananias: “Ouve, Ananias, não foste enviado pelo Senhor, e contudo fizeste este povo confiar em mentiras. 16Isto diz o Senhor: Eis que te farei partir desta terra; morrerás este ano, pois pregaste a infidelidade contra o Senhor”. 17Naquele ano, no sétimo mês, morreu o profeta Ananias.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Ensinai-me a fazer vossa vontade!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Não retireis vossa verdade de meus lábios, pois eu confio em vossos justos julgamentos!

— Que se voltem para mim os que vos temem e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança! Meu coração seja perfeito em vossa lei, e não serei, de modo algum, envergonhado!

— Espreitam-me os maus para perder-me, mas continuo sempre atento à vossa lei.

— De vossos julgamentos não me afasto, porque vós mesmo me ensinastes vossas leis.

Evangelho (Mt 14,13-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios.21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Sejamos alimento para o nosso próximo

Não deixe ninguém ir para longe ou se afastar de você sem que você seja alimento para ela

“Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mateus 14, 16).

Uma grande multidão seguia Jesus e Ele teve compaixão dela. Ele alimentou com o Pão da Palavra aquela multidão, levando-lhe consolo e conforto, levando cura para a alma e o coração de todos.

Jesus não quer que nenhum de nós ande, neste mundo, sem ter o Seu consolo e conforto, sem ter Sua Palavra, que é vida, que nos consola e nos refaz, que nos coloca para cima. Porque só Ele, só o Senhor têm Palavras de vida eterna!

Precisamos nos compadecer das enormes multidões, dos filhos e filhas de Deus, deste mundo inteiro perto de nós ou ao nosso lado, das nossas cidades e campos. Onde quer que estejamos, há muitas pessoas sedentas e com fome da Palavra de Deus. Precisamos alimentá-las com Jesus!

Assim como estou levando Jesus ao seu coração, à sua vida, e você mesmo percebe o quanto a Palavra faz diferença em sua vida, você também precisa levá-la a outras pessoas.

Não basta só dar o Pão da Palavra, pois, no meio de nós, há muitos que estão com fome e sedentos. Os discípulos disseram: “Jesus, despede eles, pois está ficando bem tarde. Eles vão ficar com fome!”. Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Primeiro, cada um de nós precisa ser alimento para o outro. A nossa presença na vida do outro é consolo, conforto para que o outro não padeça pela fome. Precisamos nos preocupar com a fome do outro. Quando alguém chega em sua casa para comer, para estar com você, para conversar, para partilhar e participar da sua vida, pode ser que você tenha poucas coisas ou quase nada em casa, mas o milagre da partilha acontece. O pão e o feijão que você coloca na mesa se multiplicam e o alimento dá para todos. E assim nós devemos fazer, a cada dia da nossa vida, o milagre da partilha, a graça de partilhar o que temos para com os outros e Deus irá multiplicar.

Não deixe ninguém ir para longe ou afastar-se de você, sem que seja alimento para ela, sem dar o alimento àquela pessoa. Não se importe se você tem pouco alimento, se o alimento da sua casa é pouco. Quem divide o que tem com os outros Deus dá a graça de multiplicar. Deus quer que multipliquemos nossos dons, a nossa presença e os nossos alimentos para saciarmos a fome uns dos outros!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.