Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jó 19,21-27)

Leitura do Livro de Jó.

Disse Jó: 21“Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 26)

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.

— Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, e os meus olhos vos procuram.

— Senhor é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Lc 10,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!  5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.

8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.

10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Anunciemos o Reino de Deus que ele aconteça entre nós

 “O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir” (Lucas 10,1).

Jesus escolheu os Seus discípulos e os enviou para irem onde Ele mesmo deveria estar. Jesus quer estar em todos os lugares, em nossa casa, em nossa família. Jesus quer estar presente no meio de nós, a Sua presença amorosa se faz sentir em todo lugar que Ele foi acolhido e recebido, mas Ele mesmo envia os Seus para que, em Seu nome, esteja onde Ele precisa estar.

Precisamos juntos levar o amor de Deus, a Palavra de Deus, a presença de Jesus em todo canto e lugar; queremos Jesus em nossas casas, nos trabalhos, em todos os cantos da sociedade para transformar este mundo.

O Reino de Deus está no meio de nós, está muito próximo a nós, precisamos levar o Reino de Deus para que ele aconteça. É um desafio, Ele mandou Seus discípulos dois a dois. Que beleza se o casal, o homem e a mulher, anunciarem o Reino de Deus! Em primeiro lugar, no próprio lar, mas precisamos de casais evangelizadores, homens e mulheres que saem de suas casas e testemunham com a vida que Deus está no meio de nós. Precisamos de irmãos, irmãos de sangue, mas, sobretudo irmãos na fé, que se unam para anunciar o Evangelho. É tempo de proclamar a graça de Deus.

Em meio às tantas pessoas desanimadas, cansadas, decepcionadas, precisamos ser protagonistas da fé, sentinelas do Reino de Deus, precisamos anunciar com amor e sem destemor a presença de Deus no meio de nós. E digo mais, do modo como Jesus mesmo mandou: precisamos orar pelos doentes, precisamos levar esperança aos que estão enfermos e sofridos; orarmos pelos doentes e pelos enfermos.

O Reino de Deus está muito próximo a nós, precisamos levá-lo para que ele aconteça

Não lamente somente porque as pessoas estão ficando doentes; homens e mulheres de Deus levam a cura e a presença amorosa. Precisamos levar o Reino de Deus às pessoas e anunciar a proximidade de Deus no meio de nós. Seremos recebidos por alguns; ignorados por outros; seremos mal recebidos por tantos; mas o importante é que anunciemos o Reino de Deus.

Iniciamos, agora, o mês das missões; e todo batizado é missionário, é compromissado (ou deveria ser), para sermos discípulos: aqueles que aprendem; e missionários: aqueles que são enviados para anunciar e proclamar o Evangelho de Deus aos corações.

Olhemos para o exemplo formidável de Santa Teresinha, a padroeira das missões, foi do seu Carmelo que ela se tornou missionária pelo mundo inteiro, pela oração e pelo amor à salvação das almas. Tenhamos este mesmo ardor: o de querer conquistar muitos para Cristo, pelo nosso anúncio profético e testemunhal do Evangelho.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.