Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Rm 9,1-5)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça.

4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos – Deus bendito para sempre! – Amém!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

— A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho (Lc 14,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio.

Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Sejamos o canal da cura na vida do nosso próximo

 “Então, Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o” (Lucas 14,4).

A primeira realidade que encontramos no Evangelho de hoje é a indiferença, o pouco caso, a frieza com a dor e o sofrimento do outro.

Jamais, por qualquer motivo ou situação, podemos ser indiferentes com o sofrimento e a dor que o nosso irmão passa, com a enfermidade que toma conta do nosso próximo.

A atitude evangélica precisa ser sempre a atitude de Jesus. É Ele quem “toma o homem pela mão”. E, “tomar pela mão” quer dizer: acolher, amar, cuidar, fazer-se presente. A atitude de amor é o passo mais importante para a cura, para o restabelecimento, para levantar o outro, para fazer-se próximo ao outro.

O outro não pode parecer pesado para nós, quanto menos significar uma pessoa inoportuna, que vem ocupar as nossas obrigações e nos tirar do nosso comodismo. A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro.

Jesus pegou esse homem pela mão e, na atitude de pegar pela mão, Ele comunica a graça da cura. Esse homem é despedido. “Siga adiante”.

A cura começa em nós quando saímos de nós e vamos ao encontro do outro, então, levamos o melhor de nós para o outro

Jesus está lembrando que quando os homens cuidam das suas coisas materiais, quem tem um boi que cai no poço e vai logo tirá-lo, não importando se é sábado ou domingo, seja o dia que for, mostra o quanto nós somos materialistas e, acima de tudo, egoístas quando nos ocupamos das nossas coisas.

Não encontramos dificuldade para cuidar do que é nosso, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Referindo-se à coisas materiais o nosso cuidado é extremo.

Nada é mais importante do que a criatura humana, imagem e semelhança de Deus. De dia ou de noite, sábado ou domingo, precisamos nos voltar para o outro, para que ele ocupe um lugar no nosso coração, cuidando, amando, respeitando e, acima de tudo, dando o melhor de nós para que sejamos o canal da cura, da bênção e da presença amorosa de Deus na vida do nosso próximo.

Sejamos comunicadores da graça; e não estejamos fechados para as necessidades dos nossos irmãos.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.