Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 19,1-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”

3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 67)

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!

— Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

Evangelho (Jo 16,29-33)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Espírito Santo é o amor de Deus em nós!

Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus, da Igreja, se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.

“Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo” (Atos dos Apóstolos 19, 6).

O apóstolo Paulo chega hoje a Éfeso e, ali, junto com os discípulos, ao anunciar o Evangelho, faz uma pergunta fundamental, porque ali existem discípulos de Jesus: “‘Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?’ Eles responderam: ‘Nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo’” (At 19, 2).

Sabem, meus irmãos, muitas pessoas, muitos de nós, abraçamos a fé, recebemos a fé, fomos até batizados, por ser uma tradição cristã em nossa casa, em nossa família, mas não disseram a nós que o Espírito Santo é a presença amorosa, a força amorosa, o Advogado, o Paráclito de Deus em nossa vida.

Não nos formaram para a vida no Espírito, não nos conscientizaram de que há um Espírito Santo e do que Ele faz em nós, de que forma Ele age em nós. Algumas pessoas até perguntam: “Escuta, mas existe um outro batismo?” Não, existe um só batismo e é o batismo que recebemos quando éramos crianças – pelo menos a maioria de nós – mas é que o batismo é uma graça recebida e, uma vez não cultivada, uma vez que não tomamos consciência daquilo que ele [batismo] fez em nós, essa graça fica como que escondida, parada, e não age em nós.

O que o apóstolo Paulo faz agora em Éfeso é o que nós precisamos fazer também em nossa vida e na vida daqueles que estão junto a nós: sermos conscientizados do Espírito que nós recebemos e novamente revitalizarmos este mesmo Espírito em nossa vida. Revigorarmos a graça do Espírito Santo em nossa vida é o que nós precisamos para viver a nossa fé de forma consciente e vigorosa; porque, senão, seremos cristãos mortos, sem graça, sem força, a nossa vida se tornará paralisada, como, muitas vezes, nos encontramos na fé.

Não adianta termos muitos conceitos a respeito de Jesus, da Igreja, se não somos revigorados por essa força maravilhosa de Deus, que se chama Espírito Santo! Ele é uma Pessoa, Ele é o amor de Deus entre nós.

O Espírito Santo é tudo aquilo de que nós precisamos para viver a nossa vida em Deus, e quando Ele vem a nós, e quando nós nos abrimos para essa graça do Espírito Santo, Ele realiza a graça de Deus em nós por intermédio de sinais carismáticos e proféticos, porque, como lemos na passagem bíblica meditada hoje, uns começaram a falar em línguas, outros a profetizar (cf. At 19, 6).

Deixe-me dizer: Não despreze os dons do Espírito Santo de Deus! Não despreze os carismas do Espírito, não despreze os frutos do Espírito. Se você não os [carismas e frutos] entende, procure conhecê-los e entendê-los. Não vale ficar naquela de criticar, de achar tudo estranho. Experiencie, faça uma experiência pessoal em sua vida, abra o seu coração e deseje: “Eu quero o Espírito de Deus, eu quero o Espírito derramado no meu coração!”.

Peça que alguém que é da caminhada na Igreja ore por você, coloque as mãos sobre você e peça, ore para que o Espírito Santo seja derramado em seu coração. Ore para que o Espírito Santo seja revitalizado em você e faça isso onde você estiver.

O Espírito Santo de Deus faz toda a diferença em nossa vida, em nossa casa, em nossa família, em nossa comunidade!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.FacebookTwitter

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.