Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Tb 2,9-14)

Leitura do Livro de Tobias.

Eu, Tobias, na noite de Pentecostes, depois de ter sepultado um morto, 9tomei banho, entrei no pátio de minha casa e deitei-me, junto à parede do pátio, deixando o rosto descoberto por causa do calor. 10Não sabia que, na parede, por cima de mim, havia pardais aninhados. Seu excremento quente caiu nos meus olhos e provocou manchas brancas. Fui procurar os médicos para me tratarem. Quanto mais remédios me aplicavam, mais meus olhos se obscureciam com as manchas, até que fiquei completamente cego. Durante quatro anos estive privado da vista. Todos os meus irmãos se afligiram por minha causa. Aicar cuidou do meu sustento, durante dois anos, até que partiu para Elimaida.

11Naquela ocasião, Ana, minha mulher, dedicou-se a trabalhos femininos, tecendo lã. 12Entregava o produto aos patrões e estes lhe pagavam o salário. No sétimo dia do mês de Distros, ela separou a peça de tecido que estava pronta, e mandou-a aos patrões. Estes pagaram-lhe todo o salário e ainda lhe deram um cabrito para a mesa.

13Quando entrou em minha casa, o cabrito começo a balir. Chamei minha mulher e perguntei-lhe: “De onde vem este cabrito? Não terá sido roubado? Devolve-o a seus donos, pois não temos o direito de comer coisa alguma roubada”. 14Ela respondeu-me: “É um presente que me foi dado além do salário”. Mas não acreditei nela e insisti que o devolvesse aos patrões, ficando bastante contrariado por causa disso. Ela então replicou: “Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras de justiça? Vê-se bem em ti o que elas são!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (SI 111)

— O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.

— Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho (Mc 12,13-17)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”

15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Dê a Deus o primeiro lugar em todas as áreas de sua vida

Deus não quer que coloquemos em primeiro lugar o nosso dinheiro e os nossos projetos e bens materiais; mas sim a nossa vida e o nosso culto a Ele!

“É permitido que se pague o imposto a César ou não? Devemos ou não pagá-lo?” (Marcos 12, 14).

Em qualquer etapa ou fase de nossa vida, nós passamos por dilemas e por situações em que temos de escolher entre fazer isso ou aquilo; ou deixar de fazer algo ou não. “Isso é correto, é certo, é errado?” são questões que vêm à nossa alma e ao nosso coração, dependendo do que estejamos passando ou vivendo.

A própria sociedade é um confronto para a nossa fé; a própria sociedade nos põe em situações nas quais, muitas vezes, temos dúvidas se o que fazemos é certo ou errado. Algumas vezes, nós damos respostas simplórias, sem o devido conhecimento a respeito dessa ou daquela matéria.

Nós, muitas vezes, não sabemos refletir sobre determinado assunto com a seriedade e com a profundidade que ele exige de nós. Por isso, Jesus hoje nos ensina a refletir, com seriedade e profundidade, sobre todas as questões propostas pela vida ao longo do tempo.

Há questões para as quais nós talvez não tenhamos uma resposta imediata, não tenhamos uma resposta convincente, mas o mais importante é que nos aprofundemos no tema em questão para respondermos com a profundidade necessária exigida pelo assunto.

Além disso, Jesus nos ensina a olhar para todos os ângulos da questão e não somente a olharmos uma coisa a partir de um ponto de vista. Quando duas pessoas se desentendem, nós não devemos olhar somente para uma das pessoas ou para uma das razões; pois o outro lado tem a sua razão, pode não ser a mais convincente, mas toda moeda tem dois lados e nós, muitas vezes, só queremos olhar para um lado.

Da mesma forma, é um erro religioso e um erro teológico para a nossa fé também  querer olhar a vida somente a partir do ponto religioso e, muitas vezes, ignorar a ciência ou outros fatores da sociedade. Basta ver que a questão que hoje estão propondo para Jesus é de fundo político e sociológico: “Deve-se ou não pagar o imposto a César?”.

Ao conhecermos um pouco a fundo do que se trata certo assunto, nós daremos a resposta adequada. Não se podia colocar a imagem de Deus numa moeda, mas então se colocava a imagem de um imperador e este era reverenciado como se fosse um Deus.

Por isso, Jesus, ao pegar a moeda, pergunta: “De quem é a figura que está nessa moeda?” Eles responderam: “É a face do imperador, é a face de César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Marcos 12, 16-17).

O que devemos dar a Deus em primeiro lugar? Nosso louvor, nosso culto, nossa adoração e nossa entrega a Ele! Deus não quer em primeiro lugar o nosso dinheiro, os nossos bens; Ele quer em primeiro lugar a nossa vida e o nosso culto!

Algumas vezes, você pode pedir que alguém entregue o dízimo na igreja e pague essa ou aquela contribuição, mas você não vai à igreja, não se insere nela. Dai, pois, a Deus o que é Deus!

Deus quer a nossa vida, porque foi Ele quem nos deu a vida; Ele quer o nosso louvor, porque foi Ele quem nos deu a existência. Então, ser justo é dar a Deus o que Ele realmente merece de nossa parte; enquanto que dar a César o que é de César é pagarmos os nossos impostos, os nossos tributos. Ainda que estes, muitas vezes, não sejam justos nem corretos, devemos cumprir com nossos deveres e nossas obrigações para com a sociedade.

O que não pode acontecer é um cristão dar respostas superficiais para questões que exijam aprofundamento. Vale a pena conhecer mais a respeito de diversos temas, estudar mais, ler mais e questionar mais para que sejamos, cada vez mais, cristãos comprometidos com o mundo e a sociedade em que vivemos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.