Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 25,13b-21)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 13bo rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: “Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação.

17Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 102)
— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

— Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.

— O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens

Evangelho (Jo 21,15-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.

16E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Mestre cura as feridas do nosso coração

O remédio do coração de Deus é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá

“Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (João 21,17).

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma.

Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos. O coração de cada um de nós passa por traumas e decepções. Carregamos, dentro do nosso coração, sentimentos de culpa, não fazemos o que deveríamos fazer, falhamos nisso e naquilo. Deus, no entanto, não nos quer feridos pelo orgulho da altivez, de nos sentirmos sempre certos, muito menos prostrados com o sentimento de culpa, derrota e fracasso.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

Pedro talvez fosse o mais ferido de todos, afinal de contas, ele disse tantas vezes que daria sua vida pelo Senhor, mas O negou três vezes. Jesus, no entanto, não veio jogar na cara de Pedro, não veio cobrar dele, Ele não fez como nós costumamos fazer – porque gostamos muito de jogar na cara das pessoas e dizer: “Você prometeu uma coisa e fez outra”. Esse remédio é mundano, não é o remédio do coração de Deus.

O remédio do coração do Senhor é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá! Quando Jesus perguntou a Pedro, três vezes, se ele O amava, deu ao discípulo a oportunidade de largar aquele coração ferido que três vezes O negou, para três vezes reafirmar o seu amor.

Pedro não só disse: “Senhor, eu te amo”, mas foi Jesus quem disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas, os meus cordeiros”. Pedro respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. E quando Pedro prostra com a cabeça, olhando para baixo, triste, é claro que vem no seu coração as cenas das vezes em que negou Jesus. É Jesus quem levanta a sua cabeça e diz: “Pedro, apascenta os meus cordeiros!”.

É Jesus quem está reafirmando todo o amor que Ele tem por Pedro, mesmo este tendo suas fraquezas, seus erros e suas falhas. Se mil vezes eu cair, mil e uma vezes preciso dizer: “Jesus, eu te amo”, mil e uma vezes preciso estar de pé proclamando o meu amor por Ele.

Que o meu amor por Deus seja manifesto mais vezes e sempre acima das minhas fraquezas, dos meus pecados e das minhas dificuldades. O Senhor não leva em conta os nossos pecados, Ele leva em conta quando nos levantamos e reafirmamos o Seu amor único.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.