Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Am 2,6-10.13-16)

Leitura da Profecia de Amós.

6Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus.

9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus.

13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 49)

— Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

— Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

— “Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Quando vias um ladrão, tu o seguias e te juntavas ao convívio dos adúlteros. Tua boca se abriu para a maldade e tua língua maquinava a falsidade.

— Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Entendei isto, todos vós que esqueceis Deus, para que eu não arrebate a vossa vida, sem que haja mais ninguém para salvar-vos! Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.

Evangelho (Mt 8,18-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”. 20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O desprendimento nos faz pessoas livres para o Evangelho

Há necessidade do desprendimento, porque somos apegados, muitas vezes, às coisas superficiais

“Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás” (Mateus 8, 19).

É o mestre da Lei que se aproxima do Mestre Jesus, colocando-se à disposição d’Ele para segui-Lo onde quer que Ele vá. Que beleza é a disposição do coração de cada um de nós também, de seguir Jesus, ir atrás d’Ele. Onde quer que Ele esteja, nós também queremos estar.

Não basta querer, é preciso também adequar-se e dispor-se a seguir as exigências desse seguimento; e, neste quesito, muitos começam, mas ficam para trás, desistem, desanimam, porque o caminho do seguimento é exigente. É preciso desprendimento e renúncia, duas palavras que parecem pesadas e difíceis para o tempo em que vivemos, mas ninguém consegue nada na vida se não tiver desprendimento nem renúncia.

Aquilo que vem fácil também vai fácil. Aquilo que vem com luta e desprendimento tem valor, sabemos valorizar, sabemos de sua importância. Eu sei como é valoroso aquele que levanta de madrugada para trabalhar, eu sei da importância do estudante que se sacrifica e dá tudo de si para conquistar o que precisa. Sei que muitos que recebem as coisas de “mão beijada” não sabem dar valor e não entram na essência daquilo que têm e daquilo que precisam conquistar.

É exigência da vida, mas é também exigência do Evangelho. Por que o Evangelho exige de nós desprendimento e renúncia? Primeiro, porque o nosso coração precisa, de fato, passar pela via da purificação, pois seguimos Jesus para alcançá-Lo, seguimos Jesus para que o nosso coração tome lugar da morada de Deus e Cristo seja o único tesouro da nossa vida e do nosso coração.

Não seguimos Jesus simplesmente para olhá-Lo, admirá-Lo, seguimos Jesus para nos tornarmos Seus discípulos. Para ser discípulo de Jesus é preciso passar pela purificação da escola d’Ele.

Há necessidade do desprendimento, porque somos apegados, muitas vezes, às coisas superficiais. Apegamo-nos a nossa casa, ao que temos, a tantas outras coisas, mas não nos prendemos ao essencial que o Mestre vai nos dar, que é o amor evangélico. É com esse amor que vamos amar a nossa família.

O desprendimento nos faz pessoas livres para o Evangelho, livres para Jesus, livres para aquilo que precisamos realizar. Não é a liberdade que o mundo nos dá, mas a liberdade que o Evangelho nos dá para não permitir que o nosso coração seja escravo de nada nem de ninguém.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.