Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Cl 1,1-8) 

Início da Carta de São Paulo aos Colossenses.

1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus e o irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossas: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai. 3Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, 4pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, 5animados pela esperança na posse do céu.

Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós. 6E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente.

7Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo. 8Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 51)

— Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

— Confio na clemência do meu Deus, agora e sempre!

— Eu, porém, como oliveira verdejante na casa do Senhor, confio na clemência do meu Deus agora e para sempre!

— Louvarei a vossa graça eternamente, porque vós assim agistes; espero em vosso nome, porque é bom, perante os vossos santos!

Evangelho (Lc 4,38-44)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los.

40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. 41De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias.

42Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. 43Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44E pregava nas sinagogas da Judeia.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A Palavra de Deus nos livra da opressão do maligno

Deixemo-nos tocar por Deus, por Jesus; deixemos que Sua Palavra poderosa, prodigiosa e libertadora nos torne livres da opressão do maligno. 

“Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava” (Lucas 4, 40).

Jesus, hoje, sai da sinagoga e vai à casa de Simão Pedro para curar sua sogra. Ordena que a febre saia daquela mulher e ela [a febre] vai embora imediatamente. E depois muitas outras enfermidades são expulsas pelo toque e pela graça de Jesus, que faz uma ação benéfica e prodigiosa em favor do Seu povo.

Permita-me dizer a você: Jesus nos quer curados e libertos, porque a ação d’Ele toca nas enfermidades e expulsa os demônios que agem nas pessoas!

Nós, muitas vezes, olhamos para as enfermidades e não para aquilo que causa a enfermidade. O que nos deixa, muitas vezes, com febre, doentes, de cama é a forma com que nos deixamos atormentar pelos demônios da vida.

O demônio do desânimo, da confusão, da mentira, as maldades e maledicências humanas, deixam respingos não só no nosso interior, pois do interior vai para todo o nosso corpo e para toda a nossa vida. Não é que todas as doenças ou enfermidades tenham origem ali ou aqui. Existem doenças e enfermidades que são doenças adquiridas, congênitas, doenças onde fomos contaminados por vírus, bactérias. Não estamos falando disso, estamos falando da nossa tendência a ficar enfermos e doentes, estamos falando dos males que provém de uma vida no espírito que não está toda direcionada. Por isso, a mão de Jesus quer nos tocar desde o nosso nascimento, porque se ali já carregamos traumas, coisas que não foram boas, a graça de Deus quer nos tocar.

E durante a vida, todos nós vamos sofrendo vários tipos de moléstias ou situações difíceis que deixam marcas em nós, que nos deixam muitas vezes oprimidos e deprimidos. Mas a mão de Jesus nos liberta daquilo que causa opressão em nossa alma, em nosso corpo e em nossa vida.

Deixemo-nos tocar por Deus, por Jesus; deixemos que Sua Palavra poderosa, prodigiosa e libertadora nos torne livres da opressão do maligno. Permitamos que o toque de Jesus nos cure e nos levante!

Sabe, meus irmãos, muitas vezes, uma visita, uma oração feita com amor, um acolhimento fraterno, um abraço sincero é fonte de muita cura e libertação! Seja curado por Jesus, mas seja também a fonte de cura para muitas pessoas que precisam sair da opressão que estão vivendo e precisam somente de um toque da graça!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.