Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 23,20-23)

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 90)

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho (Mt 18,1-5.10)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Os anjos são um sinal da presença de Deus entre nós

Os anjos são um sinal da presença de Deus entre nós. Que eles guardem nossos caminhos e nos protejam de todo o mal.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,10).

Hoje nós celebramos os santos anjos da guarda, os nossos grandes amigos e companheiros. A partir do momento em que ganhamos uma alma, ou seja, que passamos a existir, o selo de Deus, em nós, é nossa alma eterna. E o anjo da guarda vai nos fazer companhia por toda a vida, vai acompanhar nossos passos, será um sinal da presença de Deus no meio de nós.

Eu tenho um anjo da guarda, você tem um anjo da guarda! E ao nosso lado, no mundo em que vivemos, uma legião de anjos estão a nosso serviço. Onde estão os anjos? Estão entre nós! E por que não os vemos? Porque os anjos são realidades espirituais, são seres puramente espirituais.

Se nós formos materialistas em excesso não conseguiremos realmente tocar nessa realidade espiritual profunda; ao passo que, à medida que nos esvaziamos da matéria e preenchemos o nosso espírito, poderemos tocar nessa realidade maravilhosa, que é o mundo espiritual, onde estão os serafins, os querubins, os tronos, as denominações, as potestades e as diversas hierarquias angelicais. Assim, nós podemos tocar na presença divina de Deus no meio de nós, que são os anjos; eles estão por toda a parte.

O que nós não podemos é ignorá-los, o que não podemos é viver como se eles não existissem. Como precisamos cultivar mais a amizade com esse nosso companheiro! Precisamos pedir que ele interceda (o meu anjo, o seu anjo) por nós, pelas nossas crianças, pelos nossos. E que ele nos guarde, ilumine e nos mostre sempre a direção e o caminho do céu!

Não tenhamos medo de cultivar a devoção ao nosso anjo da guarda. Tenhamos receio de viver sem eles. Tenhamos receio de ignorar a presença deles no meio de nós, tenhamos receio, temor e medo de viver sem eles! Que eles nos guardem em todos os nossos caminhos, que eles nos protejam de todo o mal e que mais e mais possamos contemplar essa presença admirável, formidável e excelente de Deus entre nós.

Manda, Senhor, Teus anjos, para que nos conduzam pelas estradas da vida. Manda Teus anjos, Senhor, para que guardem a pureza de nossas crianças. Manda Teus anjos, Senhor, para que nos ensinem os caminhos da pureza, da bondade, da sensatez e, sobretudo, para que tirem toda e qualquer maldade do nosso coração.

Que a presença dos anjos, do nosso anjo da guarda, nosso nobre companheiro, afugente o medo, o vício, a impureza e a maldade do meio de nós!

Meu santo anjo da guarda, guardai-me, defendei-me, protegei-me e livrai-me de todo o mal. Amém!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.