Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 23,20-23)

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 90)

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho (Mt 18,1-5.10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Busquemos a proximidade com o nosso anjo da guarda

O anjo é o grande mensageiro de Deus, é a presença de Deus no meio de nós! Deus não quis e não quer que estejamos sozinhos, por isso, o modo de Deus nos guardar e nos proteger é através dos Seus anjos.

“Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18, 10).

Hoje, celebramos a realidade admirável dos Santos Anjos da Guarda, o anjo protetor, o anjo amigo. A primeira verdade que somos chamados a contemplar é a da presença dos anjos no mundo em que vivemos.

Os anjos são criaturas de Deus, não são parecidos com nenhum de nós, porque eles [os anjos] são puro espírito, não há materialidade neles, por mais que existam figuras de anjos com asas e tantas representações. É importante lembrar que eles representam, justamente, a beleza espiritual.

O anjo é o grande mensageiro de Deus, é a presença de Deus no meio de nós! Deus não quis e não quer que estejamos sozinhos, por isso, o modo de Deus nos guardar e nos proteger é através dos Seus anjos. E a beleza dessa verdade sublime é que cada um de nós, ao nascermos, recebemos esse presente de Deus, recebemos um anjo protetor, recebemos um anjo da guarda.

É por isso, que a Palavra de Deus está assimilando, ou melhor, comparando a criança a um anjo. As nossas crianças são verdadeiros anjos de Deus! Por isso, devemos olhar por nossas crianças, amá-las, respeitá-las, cuidar delas, mas, acima de tudo aprender a assimilar a pureza, a bondade que há no coração de uma criança. E de forma nenhuma podemos permitir que o mal aconteça às nossas crianças, porque os seus anjos estão no céu contemplando a face do Pai e os anjos de cada uma delas estão no meio de nós agindo.

Assim como os anjos estão guardando nossas crianças, o nosso anjo da guarda também está conosco. Uma criança é mais fácil de ser conduzida e guardada pelo seu anjo da guarda. Porque, o que nos torna mais próximos e mais íntimos do nosso anjo da guarda é a pureza de espírito, de coração, e à medida em que vamos ficando adultos, a maldade vai entrando em nós.

É preciso nos purificar pela penitência, pelas renúncias e buscar, através da oração, mais proximidade com o nosso anjo da guarda. Não podemos deixar que a nossa mente maldosa, nosso coração corrompido pelos sentimentos deste mundo, nos afastem da realidade mais maravilhosa que Deus criou: a nossa vida em comunhão com os anjos de Deus.

Que a pureza esteja entre nós e que nossos anjos nos conduzam pelas estradas da vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.