Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 23,20-23)

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 90)

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho (Mt 18,1-5.10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Invoquemos os Anjos da Guarda no combate espiritual

Consagremo-nos aos nossos anjos e, sobretudo, procuremos levar uma vida pura, santa, honesta e correta

“Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18, 10).

Hoje, celebramos a Festa dos Santos Anjos da Guarda. Veja que maravilha, cada um de nós tem um anjo custódio, um anjo guardião, um anjo protetor, uma presença única e personalizada de Deus.

A proteção caminha conosco desde o momento em que somos concebidos no ventre de nossa mãe. Desde o momento da concepção, ganhamos uma alma, uma existência e um protetor eterno, que é nosso Anjo da Guarda.

O Anjo da Guarda é o anjo de Deus, o selo e a presença d’Ele no meio de nós; é a graça do Senhor agindo e atuando em nossa vida.

Precisamos ser como as crianças para entender, contemplar e viver essa dimensão maravilhosa da presença dos anjos no meio de nós. A criança representa a pureza, e os anjos são espíritos puros, que representam toda a pureza de Deus no meio de nós.

Quanto mais puros formos, mais tocamos na presença angelical na nossa vida. Quanto mais procurarmos nos purificar, mais nossos anjos serão nossos companheiros e amigos, mais caminharão ao nosso lado. Podemos desprezá-los, mas eles não nos desprezam; podemos ignorar a presença deles, mas eles estão no meio de nós. Podemos cultuar e orar com eles, contar com eles e invocá-los, para que caminhem conosco.

Duas coisas são importantes quando celebramos a memória dos Anjos da Guarda. Primeiro, é preciso ter a consciência espiritual, a consciência mística da nossa relação com Deus. Se não cultivarmos vida espiritual, vida de oração e relação com Deus, não cultivaremos a amizade com nossos anjos. É no contexto da vida espiritual, da vida de oração que podemos ter relação de proximidade e intimidade com nossos companheiros, que são os nossos Anjos da Guarda.

A segunda coisa é procurar levar uma vida na santidade. Somos pecadores, e os anjos são nossos companheiros, que nos ajudam no combate contra o mal e o pecado. Eles são luzes de Deus, o farol e a graça divina para nos manter na retidão de vida.

Invoquemos os Anjos da Guarda no combate espiritual, no combate às tentações. Consagremo-nos aos nossos anjos e, sobretudo, procuremos levar uma vida pura, santa, honesta e correta. É dessa forma que estabeleceremos comunhão com esses companheiros sagrados, que são presentes de Deus para nossa vida.

Deus abençoe você.

Ouça a Homilia

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=XZ-WkLgqnwA
 

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.