Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 23,20-23)

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 90)

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho (Mt 18,1-5.10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Os anjos trazem a presença de Deus até nós

 “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mateus 18,10).

Celebramos, hoje, a graça da presença de Deus no meio de nós através dos Seus anjos. A palavra “anjo” quer dizer “mensageiro”, mensageiro de presença, ou seja, a mensagem de Deus é a Sua presença na vida de cada um de nós.

Uma das coisas mais belas da natureza de Deus é que, no momento em que fomos concebidos, no ventre da nossa mãe, Ele já marcou presença em nossa vida, nos dando um anjo guardião, anjo custódio, anjo companheiro, anjo da guarda, o nome é o que menos importa, a realidade é o que mais interessa, é a presença de Deus na nossa vida.

É para nos dizer que não estamos sozinhos, não caminhamos sozinhos nesta vida, mas Ele mesmo ordenou aos Seus anjos que nos guardem e nos acompanhem em todos os caminhos da vida. Às vezes, ainda não paramos para prestarmos atenção nessa realidade, para contemplarmos, para testemunharmos e sentirmos a presença amorosa de Deus em nossa vida.    

Os anjos de Deus estão no meio de nós. E que graça poder dizer: “Eu tenho um anjo que é somente meu”! Assim como o amor de Deus é personal, é para cada um de maneira individual, o anjo que Ele dá a cada um é um anjo amigo, anjo presença divina, anjo que está conosco para o que der e vier, desde o momento da nossa concepção.

Quanto mais puros buscarmos ser na integridade da vida, mais os anjos poderão nos acompanhar

Não podemos desprezar a vida humana de forma alguma, desde que ela foi concebida no ventre de uma mãe, ela tem de ser respeitada e amada, porque ali é uma presença e uma vida divina; porque ali Deus se faz presente; porque ali Deus presenteou a existência com seu próprio anjo da guarda para acompanhar essa vida.

Outra coisa importante a ser dita é que precisamos respeitar, valorizar e, sobretudo, contemplar essa presença angelical em nossa vida. Às vezes, reclamamos… “Por que passamos por isso?” ou “Onde estava o nosso anjo”. O nosso anjo está conosco onde quer que estejamos, mas se não o respeitamos, não o valorizamos; se não invocamos a sua presença, se não nos entregamos e não obedecemos, os anjos não podem fazer muita coisa por nós.

Se você está dirigindo e corre mais do que deve, nem o anjo vai te acompanhar; se você está se embriagando, manchando o seu corpo, se você está levando a sua vida de uma forma desnorteada, errada e pecaminosa, nem os anjos dão conta.

Respeitemos essa presença amorosa de Deus na vida de cada um de nós, pois os anjos são puro Espírito, presença pura de Deus em nós. O quanto é importante valorizarmos a pureza de alma, de pensamentos e sentimentos.

Quanto mais puros buscarmos ser na integridade da vida, mais os anjos poderão nos acompanhar, e a companhia deles será cada vez mais lúcida na vida de cada um de nós.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.