Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 23,20-23)

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 90)

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Evangelho (Mt 18,1-5.10)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”. 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Os anjos nos colocam na presença de Deus

 “Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei” (Êx 23,20).

É com muito amor e alegria no coração que, hoje, celebramos os Santos Anjos da Guarda. É uma dádiva divina, Deus deu a cada um de nós, no momento da nossa concepção, um anjo para guardar, proteger e caminhar conosco por todos os dias da nossa vida.

Não estamos sozinhos, Deus está conosco! E a maneira singular, particular e amorosa de Deus caminhar conosco é através dos seus anjos. E os anjos estão como mensageiros, como a ponte entre nós e Deus, eles estão conosco em todo o caminhar da vida com a missão de nos conduzir para a eternidade.

É preciso que tomemos, cada vez mais, consciência e ciência da presença dos anjos em nossa vida, é preciso que nós, acima de tudo, respeitemos o nosso anjo companheiro, o nosso anjo guardião, o nosso anjo amigo, como diz a Palavra: “Respeita-o e ouve a sua voz”.

Os anjos estão como mensageiros, como a ponte entre nós e Deus

Os anjos estão caminhando conosco na jornada da vida, porém, é preciso, acima de tudo, tomarmos consciência, os anjos são seres espirituais, são puros espíritos e espíritos puros, então, não há materialidade nos anjos, não vemos os anjos, mas eles estão conosco. E, se há pureza nos anjos e os anjos são seres puramente espirituais, é preciso que haja pureza de alma e de coração para gozarmos mais ainda da presença angelical em nossa vida. É numa relação de fé, numa relação mística e amorosa que criamos comunhão com o nosso Anjo da Guarda.

O Anjo da Guarda é para nossas crianças já no ventre de suas mães, o Anjo da Guarda é para nossas crianças que estão nascendo, aprendendo a andar e caminhar. Como é importante aprender a se comunicar e falar com Deus por meio desse anjo companheiro. O Anjo da Guarda acompanha nossos adolescentes, jovens, nossa vida adulta, nossos idosos e vai conosco até o término de nossa vida. Mas é preciso mais uma vez frisar que precisamos priorizar a nossa vida espiritual, a nossa vida de relação com Deus para que, cada vez mais, tenhamos comunhão com o nosso Anjo da Guarda.

O Anjo da Guarda não suporta a rebeldia, a transgressão e o pecado; o Anjo da Guarda é aquele que quer nos prevenir do pecado, é aquele que quer nos desviar do caminho do mal, o Anjo da Guarda está aqui nos inspirando, nos guardando, nos iluminando; e, quando nos despimos de todo orgulho, da soberba e da vaidade e, na mais pura humildade, nos colocamos na presença do Senhor, podemos ter a certeza de gozar da companhia dessa presença angelical e celeste em nossa vida.

Não estamos sozinhos, o nosso anjo caminha conosco. Caminhemos com ele, nos relacionemos com ele, falemos com ele, oremos e invoquemos por ele, porque os anjos nos colocam na presença de Deus. Para caminharmos sempre com Deus na nossa vida. Peçamos sempre o auxílio do nosso Anjo amigo, nosso Anjo companheiro e guardião.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.