Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 29,17-24)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepotente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer; 23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu irei ter medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho (Mt 9,27-31)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”

Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Coloquemos em prática a Palavra do Senhor

A lógica do Reino dos Céus é esforçar-se para colocar em prática tudo aquilo que ouvimos do Senhor

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha” (Mateus 7,24).

Deus quer que construamos nossa casa sobre a rocha, bem alicerçada, porque, durante nossa vida, na longa estrada da nossa existência, os ventos, as chuvas, as enchentes, o céu e a terra vêm contra a nossa casa, contra nossa própria vida.

O que é necessário? Estar bem edificado, ter uma rocha firme na qual possamos colocar nossa vida, para que ela resista a todas as turbulências que enfrentamos. Por isso, Deus está dizendo a mim e a você: “Nem todo aquele que diz ‘Senhor! Senhor!’ entrará no Reino dos Céus, mas todo aquele que invoca e fala em nome de Deus” (cf. Mateus 7,21), porque as palavras vazias caem no seu sentido e no seu significado quando não são praticadas.

A lógica do Reino dos Céus não é primeiro falar, mas se esforçar para colocar em prática tudo aquilo que ouvimos do Senhor.

Escutamos, desde pequenos, a mamãe nos falar: “Meu filho, tenha juízo! Seja ajuizado!”. Deus deseja que também tenhamos juízo, porque se não o tivermos, somos pessoas descabeçadas, vivemos batendo a cabeça para lá e para cá. Chega uma hora que a cabeça e o corpo se arrebentam, justamente por não termos direção nem juízo na vida.

A Palavra de Deus vem em nosso socorro, em nosso auxílio, ela é o livro que nos ajuda a viver! A Palavra de Deus vem ao nosso encontro para dar o sentido, a orientação e a direção que nossa vida deve seguir.

Para que isso aconteça, é preciso que não só escutemos a Palavra, mas que a observemos e coloquemos em prática, que façamos dela o nosso jeito de viver, e que esse jeito seja guiado, conduzido, direcionado e iluminado pela Palavra do Senhor Nosso Deus!

Muitas pessoas têm batido a cabeça, perdido o sentido, a luz e a direção da vida, mas a Palavra de Deus vem justamente para nos ensinar a viver.

Esse tempo da graça que Deus nos dá, que é o tempo do Advento, não é simplesmente a preparação para um Natal que vai ser cheio de luz, flores, festas e presentes. Mas o grande presente que eu e você podemos dar a nós e ao mundo que nos cerca, é vivermos a nossa vida de acordo com a Palavra do Senhor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios