Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Hb 12,1-4)

Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve.

Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.

3Pensai pois naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 21)

— Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.

— Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.

— Sois meu louvor em meio à grande assembleia; cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão. “Seus corações tenham a vida para sempre!”

— Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos, e os que voltam para o pó o louvarão.

— Todos aqueles que vos buscam, hão de louvar-vos, ó Senhor.

— Para ele há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!”

Evangelho (Mc 5,21-43)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Fortaleça a sua fé em Deus

A nossa fé opera e faz milagres acontecerem; a fé tranquila, consciente, responsável, fé que sabe invocar Deus e n’Ele colocar a confiança!

“Não tenhas medo. Basta ter fé!” (Marcos 5, 35).

Hoje duas filhas de Deus são apresentadas a Jesus, pedindo d’Ele a intervenção em favor de suas vidas. A primeira delas é ainda uma menina, filha do chefe da sinagoga, Jairo. E é o próprio pai quem vai pedir a Jesus por sua filha. Ela está prostrada, praticamente dada como morta, vive os seus últimos momentos, mas Jairo crê que, se Jesus apenas colocar as mãos sobre a filha, ela ficará sarada e voltará a viver.

Por outro lado, a segunda é uma mulher que, por doze anos, sofria com uma hemorragia. E como essa hemorragia crônica a fazia sofrer! Ela já gastara todo o seu dinheiro e tudo o que possuira para procurar os melhores médicos, mas nada resolvera seu problema. Dentro do coração dela havia fé, a certeza e a convicção de que bastava tocar em Jesus para que a sua realidade mudasse. E é nisso que ela confia plenamente e por isso ela vai ao encontro do Senhor.

Sabem, meus irmãos, essa mulher não podia nem se aproximar de Jesus e das pessoas, primeiremente porque, uma vez que ela sofria desse mal era tida como impura, e alguém no seu estado de impureza não podia se aproximar das pessoas. Por isso ela precisava ficar afastada, distante dos outros, mas ela foi corajosa, foi audaciosa ao ir encontro ao Senhor e dizer a Ele: “Basta eu tocar na orla do Seu manto e eu serei curada!”.

Nessa fé e nessa convicção ela vai ao encontro de Jesus, passa no meio daquela multidão e toca n’Ele. No mesmo instante Jesus sentiu uma força sair d’Ele e ir ao encontro de alguém e Ele mesmo exclama: “Alguém no meio desse povo me tocou!”. E quantas pessoas tocavam em Jesus, quantas pessoas se aproximavam d’Ele, contudo, essa mulher tinha uma fé sublime, suprema naquilo que Ele podia fazer por ela. Por isso a graça foi alcançada, por isso ela ficou curada! É Jesus mesmo quem diz: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença” (Marcos 5, 34).

Do mesmo jeito o chefe da sinagoga exclama: “Jesus, a minha filha morreu!”. Jesus, sabendo disso, responde a Jairo: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” (Marcos 5, 35).

A fé, como diz a Palavra de Deus na Carta aos Hebreus, é a posse daquilo que ainda não possuímos, é ter a convicção daquilo que ainda não temos. Só a fé e a confiança em Deus nos dão a vitória naquilo que fazemos ou queremos! A nossa fé opera e faz milagres acontecerem. A fé tranquila, consciente, responsável, fé que sabe invocar Deus e n’Ele colocar a sua confiança!

É essa a fé que move o coração desses dois filhos de Deus. Seja a fé de Jairo, que alcança a graça para sua filha; seja a fé dessa mulher, que havia doze anos que sofrera com uma hemorragia crônica. Jesus não só concede a ela a cura, como também a recuperação da sua dignidade, do seu lugar na sociedade, porque ela acreditou. Jairo, como um chefe da sinagoga – e quantos chefes da sinagoga, quantos doutores da lei já se opuseram a Jesus – sabe quem é Jesus, ele crê que só o Senhor pode fazer isso por sua filha. É a tamanha a fé que o faz alcançar tamanha graça!

Que nós, meus irmãos, sejamos revigorados em nossa fé e em nossa confiança no Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Que não percamos o olhar d’Ele nem a confiança no Seu poder salvador e restaurador!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.  - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.