Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 15,1-8)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 18)

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho (Jo 14,6-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

É Jesus quem revela o rosto do Pai a você

“Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conhecereis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes’. Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’. Jesus respondeu: ‘Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?’” (João 14, 6-10).

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, essa experiência que nós encontramos no Evangelho é também a experiência de todos nós. Porque essa pergunta que Filipe faz — na verdade, ele é um porta-voz —, são as nossas palavras: “Mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Certamente, o nosso coração também é atormentado por esta angústia, por esta busca. Então, essas palavras também são as nossas; é a minha palavra direcionada a Jesus.

Parece que Filipe não entendeu absolutamente nada acerca da revelação do rosto do Pai em Jesus, mas, ao mesmo tempo, Filipe traz no coração um desejo profundo de encontrar o Tudo, ele quer encontrá-Lo, ele quer ver o Pai, e isso está presente também em nós. Muitas vezes, nós temos dificuldade de entender muitas coisas, mas esse nosso desejo é sincero. E o que há de mais importante na nossa vida é conhecer o Pai. É o sentido da nossa existência porque é o Ele quem nos confirma como filhos e nos revela a nossa verdadeira identidade.  

Aproximemo-nos de Jesus, estejamos perto d’Ele, cultivemos com Ele essa relação de amizade

Não fazemos a experiência de entender que Jesus é o rosto do Pai em muitas situações.  Em muitas realidades, nós não entendemos que Jesus é o caminho de acesso para Ele. Você pode identificar, na sua vida, quantas vezes rejeitou a presença de Deus, rejeitou a revelação de Deus porque eram coisas estranhas, parecia que: “Deus não está nisso; Deus não está nessa situação; eu não consigo ver o rosto de Deus”, mas Jesus revelou também o rosto do Pai por meio do Seu sofrimento, da Sua Cruz, através da Sua entrega total de vida. E, muitas vezes, o rosto do Pai estará escondido nas realidades mais contraditórias da nossa vida. Muitas vezes, nós vamos ter de aprender e amadurecer na fé, para enxergar o rosto do Pai nas realidades mais difíceis que enfrentamos.

Jesus precisa ser um fato na nossa vida; Ele não pode mais ser só uma hipótese. Jesus é um fato! Ele é uma experiência. E cada fato precisa ser uma ocasião de encontro pessoal; até aqueles fatos mais difíceis precisam ser uma oportunidade de experiência e de encontro com o Senhor.

“Mostra-nos o Pai”: Ele já se mostrou; Ele já se revelou a cada um de nós no Seu filho Jesus. Abra os teus olhos, contemple o rosto do Pai em Jesus Cristo; abra os teus olhos da fé para enxergar o rosto do Pai escondido nas realidades que estão bem próximas de você. Peça ao Senhor, hoje, a graça e o dom da fé para que se descortine, diante de  você, esta visão, muitas vezes, turva; essa dificuldade de encontrar Jesus nas situações que acontecem na sua vida.

Jesus revela-nos o rosto do Pai, Ele é a perfeição da revelação. Por isso, aproximemo-nos de Jesus, estejamos perto d’Ele, cultivemos com Ele essa relação de amizade, para que o rosto do Pai, para nós, seja evidente e muito claro.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. 

Amém!

Padre Donizete Ferreira Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.