Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Êx 24,3-8)

Leitura do Livro do Êxodo:

Naqueles dias, 3Moisés veio e transmitiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os decretos. O povo respondeu em coro: “Faremos tudo o que o Senhor nos disse”.

4Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantando-se na manhã seguinte, ergueu ao pé da montanha um altar e doze marcos de pedra pelas doze tribos de Israel.

5Em seguida, mandou alguns jovens israelitas oferecer holocaustos e imolar novilhos como sacrifícios pacíficos ao Senhor.

6Moisés tomou metade do sangue e o pôs em vasilhas, e derramou a outra metade sobre o altar.

7Tomou depois o livro da aliança e o leu em voz alta ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Senhor disse e lhe obedeceremos”.

8Moisés, então, com o sangue separado, aspergiu o povo, dizendo: “Este é o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, segundo todas estas palavras”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 115)

— Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus/ por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.

— É sentida por demais pelo Senhor/ a morte de seus santos, seus amigos./ Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,/ que nasceu de vossa serva;/ mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

— Por isso oferto um sacrifício de louvor,/ invocando o nome santo do Senhor./ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor/ na presença de seu povo reunido.

Segunda Leitura (Hb 9,11-15)

Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos: 11Cristo veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna.

13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santifica e realiza a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

15Por isso, ele é mediador de uma nova aliança. Pela sua morte, ele reparou as transgressões cometidas no decorrer da primeira aliança. E, assim, aqueles que são chamados recebem a promessa da herança eterna.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Anúncio do Evangelho (Mc 14,12-16.22-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

12No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?”

13Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: “Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o 14e dizei ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre manda dizer: onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos?’ 15Então ele vos mostrará, no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!”

16Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito, e prepararam a Páscoa.

22Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”.

23Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes, e todos beberam dele. 24Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25Em verdade vos digo, não beberei mais do fruto da videira, até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”.

26Depois de ter cantado o hino, foram para o monte das Oliveiras.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deixemos a Eucaristia resplandecer em nossa vida

 “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes, dizendo: ‘Tomai, isto é o meu corpo’” (Marcos 14,22).

Hoje, é a festa do Corpo e Sangue do Senhor. Foi por ocasião da última ceia, aquela Quinta-feira Santa, que o Senhor nos deu esse grande presente e essa grande dádiva: Ele mesmo se deu, imolou-se, tornou-se o sacrifício único para reparar os nossos pecados. Não mais animais, não mais sangue de cordeiros, porque Ele é o Cordeiro Imolado.

Aquele mesmo que se deu na cruz por amor a nós dá-se no sacramento da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor. Como precisamos nos voltar com maior amor e reverência, com o coração vibrando e adorando de paixão, à presença real de Jesus na Eucaristia!

O fato é que a Quinta-feira Santa acontece naquele contexto da Semana Santa, e nós nos detemos a todos os acontecimentos pascais, mas a Igreja faz questão de, passado o tempo Pascal, voltar-se ao mistério essencial que recebemos como dádiva e presente de Deus, que é a instituição da Eucaristia, que é o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor.

Precisamos voltar-nos com maior amor e reverência à presença real de Jesus na Eucaristia

Não pode passar despercebido e nem longe de nós, como nos recorda o Papa João Paulo II: “A Igreja vive da Eucaristia”. E o centro, a vida e o coração da Igreja é a Eucaristia. Quando falamos “Eucaristia” é o Corpo e Sangue do Senhor, porque a Igreja é o corpo místico de Cristo e, a Igreja como corpo de Cristo, alimenta-se do corpo e do sangue de Cristo, ela vive da Eucaristia.

Nós vivemos da Eucaristia e, primeiro, precisamos tomar consciência da vida eucarística que precisamos ter. Precisamos tomar e beber Seu Corpo e Seu Sangue. Quando tomamos o Corpo do Senhor, tomamos também Seu Sangue. Corpo, alma e divindade estão na Eucaristia que recebemos.

É preciso não só tomar, é preciso viver a vida eucarística, deixar que a Eucaristia resplandeça em nossa vida. Eucaristia é ação de graças, e o que mais precisamos é dar graças, louvar, bendizer, agradecer, é levar uma vida na qual possamos realmente clamar como Paulo: “É Cristo que vive em mim”. Ter os sentimentos e os pensamentos de Cristo.

Não basta receber a Eucaristia, é preciso viver a vida de Jesus em mim. Jesus é adorado e glorificado em todos os sacrários do mundo inteiro. A nossa devoção e o nosso amor a Jesus na Eucaristia por gestos, palavras e até pela falta que, muitas vezes, sentimos. Distância da presença física, a distância que é criada devido às circunstâncias, mas nada pode nos afastar da presença real de Jesus na Eucaristia.

Se passo em frente a uma igreja, eu me inclino, referencio e volto-me para Jesus na Eucaristia, Jesus no sacrário para ser adorado, amado e glorificado, mas preciso tornar o meu coração um sacrário puro, o lugar da morada de Jesus. Preciso viver uma vida de comunhão com o Senhor, para que a Eucaristia seja vida na minha vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.