Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ef 2,19-22)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 116)

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

Evangelho (Jo 20,24-29)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Retiremos do nosso coração toda incredulidade

Não nos deixemos levar pelos ventos da incredulidade que nos afastam da experiência verdadeira do Deus único

“Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei” (João 20,25).

Hoje, celebramos São Tomé. Na tradição, na visão da maioria de nós, ele é o apóstolo da incredulidade; afinal de contas, ele manifestou total incredulidade, enquanto não tocou, não viu com seus olhos o Ressuscitado. Mas Tomé não foi só o incrédulo, ele foi um homem de fé, foi aquele que tocou, conferiu e disse: “Meu Senhor e meu Deus”. Não só seguiu firmemente Jesus Cristo, mas se tornou Seu apóstolo, Seu discípulo, Seu seguidor, e O levou às nações distantes até morrer por causa do nome de Jesus.

Meus irmãos, a incredulidade faz parte da nossa vida, ela nos acompanha em muitas situações da vida. Muitas vezes, queremos que Deus nos prove o tanto que nos ama, o tanto que Ele pode fazer por nós. Queremos sinais e manifestações de Deus, estamos exigindo na nossa incredulidade, na nossa pouca fé ou na nossa fé duvidosa, que Ele se manifeste a nós. Muitas vezes, deixamo-nos guiar pelas incertezas, pelas dúvidas e pelos mares agitados que agitam, inclusive, a nossa própria fé.

Hoje, queremos crescer na fé, queremos alimentá-la. Não queremos que ela seja ingênua, imatura, que dependa de sinais visíveis para que seja real. No mundo, as pessoas creem em Deus, apenas não tem fé nem confiança n’Ele. As pessoas sabem que Deus existe, apelam e imploram a Ele, mas a fé não é simplesmente acreditar ou, na hora do desespero, gritar: “Senhor, socorra-me!”.

Fé é acreditar sem ver, é viver na fé mesmo sem encontrar nenhuma perspectiva pela frente. É a fé da confiança, da certeza, da entrega, da relação mútua que existe entre eu (filho) e Deus (Pai). Eu creio n’Ele, porque Ele é Deus, não creio n’Ele por aquilo que Ele me dá, daquilo que Ele consegue para mim e assim por diante. Eu creio em Deus, porque Ele é Deus e eu sou Seu filho!

Que a nossa fé seja cada vez mais madura, mais consistente e real. Não nos deixemos levar pelos ventos da incredulidade que nos afastam da experiência verdadeira do Deus único em nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com –Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.