Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira leitura (Jó 9: 1-12, 14-16)

1 Jó tomou a palavra e disse: 2 Bem, eu sei, na verdade, que é assim: como diante de Deus pode um homem ser justo? 
3 Quem procura litigar com ele, não lhe responderá uma vez em mil. 4 Entre os mais sábios, entre os mais fortes, que o confrontaram e saíram bem libertos? 5 Ele move as montanhas sem que elas percebam, e as sacode em sua fúria. 6 Sacode a terra do seu lugar, e os seus pilares se agitam. 7 Para o seu veto, o sol não se levanta e põe um selo nas estrelas. 8 Ele apenas desdobrou os céus e pisoteou as costas do Mar. 9 Ele fez o Urso e Orion, os Cabrillas e as Câmaras do Sul. 10Ele é o autor de grandes obras, insondáveis, de maravilhas sem número. 
11 Se ele passa por mim, eu não o vejo, se ele escorrega, eu não o aviso. 12 Se ele ataca algo, quem o impedirá? Quem dirá a ele: "O que você está fazendo?" 14 Quanto menos eu posso me defender e procurar razões na frente dele! 
15 Mesmo se eu estivesse certo, não encontraria uma resposta, meu juiz teria que pleitear! 16 E mesmo se eu ligar e responder, ainda não acho que você vai ouvir minha voz.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lucas 9: 57-62)

- O Senhor esteja com você.

- E com o seu espírito.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com Lucas. 

- Glória a você, Senhor.

57 Enquanto caminhavam, um lhe dizia: "Eu te seguirei para onde quer que vás". 58 Disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos; . Mas o Filho do homem não tem onde a "repousar a cabeça 59 . Outro disse:". Siga-me "disse ele," Deixe-me ir primeiro enterrar meu pai " 60 Ele disse:" Deixe que os mortos enterrem seus mortos; você vai anunciar o Reino de Deus. " 61 Outro lhe disse:" Eu te seguirei, Senhor; mas deixe-me primeiro dizer adeus aos que estão na minha casa. " 62 Jesus disse-lhe:" Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é adequado para o Reino de Deus. "

Palavra de Salvação.

- Glória a você, Senhor.

Ouça a Homilia

Seguir Jesus é uma condição de amor

Para seguir Jesus é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade

“Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu te seguirei para onde quer que fores’” (Lucas 9,57).

As pessoas pelo caminho desejavam seguir Jesus, e nós, hoje, também desejamos segui-Lo. Jesus deseja que nós O sigamos, que sejamos Seus discípulos, que trilhemos o caminho da salvação, mas O seguir é uma condição de amor. Somente amando muito Jesus, amando-O, de todo o coração, podemos segui-Lo de verdade.

Não dá para seguir Jesus somente gostando d’Ele, não dá para segui-Lo tendo apenas consideração por aquilo que Ele diz ou aquilo que a Sua vida significa. Para seguir Jesus, é preciso ter disposição de alma, de coração e vontade.

O seguimento de Jesus é o mais amoroso, mas é exigente. De onde vêm as exigências? Elas vêm da nossa própria natureza, que precisa se desprender para segui-Lo. Se estamos presos a nós, às nossas coisas, de fato, não conseguiremos O seguir de todo coração. As desculpas e ocupações serão várias! Precisamos cuidar de muitas coisas, cuidar da nossa casa com responsabilidade, cuidar daquilo que são as nossas tarefas e obrigações na vida. Façamos com que aquilo que realizamos seja feito como sinal e entrega a Jesus de toda nossa vida.

Seja você pai e mãe, seja você jovem chamado para o seguimento mais radical de Jesus, saiba que, para segui-Lo, em qualquer situação, é preciso ter desapego. Quem é apegado a si e às suas coisas, quem é apegado às pessoas e ao que tem não consegue seguir Jesus, pois se prende às coisas pequenas e mínimas da vida. Mas as coisas passam, as pessoas também, e só fica aquilo que amamos com o coração desprendido. Até as pessoas precisamos amar – os pais amarem seus filhos, o esposo amar a sua esposa e assim por diante –, com um amor intenso, mas desprendido, porque, se não for desprendido, o coração sofre muitas penúrias.

Para seguir Jesus é preciso ter determinação. Não podem colocar a mão no arado, e, quando aparecem problemas e dificuldades, dizermos: “Eu deixo os meus compromissos com o Senhor, e quando der, eu volto”. Para seguir Jesus é preciso ser determinado, é preciso colocar as duas mãos no arado e não ficar olhando para trás.

Para seguir Jesus é necessário perseverar, e a perseverança é a qualidade dos fortes, para aqueles que têm fortaleza de alma, porque começar é fácil, mas seguir e prosseguir até o fim é só com determinação no coração de amar Jesus com toda a vida. Sigamos os passos do Senhor, porque somente Ele tem palavras de vida eterna para todos nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios