Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 26,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 117)

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!”

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade! Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Acolhamos a vontade de Deus em nossa vida

A vontade de Deus é que sejamos santos, corretos, justos e honestos, que escutemos Sua Palavra e não sejamos pessoas néscias, as quais simplesmente escutam e não se edificam com a Palavra de Deus

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mateus 7,21).

Para entrar no Reino de Deus não basta somente conhecer as coisas d’Ele, saber muitas coisas a respeito d’Ele e da Igreja, não basta somente pregar, anunciar e participar das coisas do Senhor. Para entrar definitivamente no Reino do Céus, é preciso colocar em prática, dia a dia, a vontade do Pai.

Sabe, meus irmãos, é preciso esforço e luta, é preciso dar o melhor de nós para lutarmos contra nossa vontade rebelde, a qual, muitas vezes, não se conforma com a vontade de Deus. É preciso humildade e sinceridade para reconhecermos nossos pecados e enfermidades, para reconhecermos que, muitas vezes, nossos atos não correspondem à vontade divina.

Qual é a vontade de Deus? Que sejamos santos, corretos, justos e honestos, que escutemos Sua Palavra e não sejamos pessoas néscias, que simplesmente escutam e não se edificam sobre a Palavra.

Colocar a vontade de Deus em prática é ser coerente, é ser correto; não é simplesmente ouvir, concordar e achar bonito o que Ele fala, o que o pregador fala, mas sim purificar a própria alma, desviar-se dos caminhos e comportamentos, das ações, sentimentos e afetos que não são de Deus; é deixar que Ele ilumine o nosso interior e mostre-nos a direção na qual devemos caminhar. Colocar a vontade de Deus em prática é ser obediente a Ele.

Não basta Deus nos dar boas inspirações e palavras, é preciso que obedeçamos Suas inspirações. Quando estamos fazendo discernimento e vemos que aquele caminho não nos leva à salvação, à santidade de vida, cortemos esse caminho, desviemo-nos dele, peguemos a direção reta, o caminho correto e direcionemos nossa vida para os caminhos do Senhor.

Por isso, não basta muito conhecimento sobre as coisas de Deus. Conhecer muito exige mais. Temos de saber colocá-los [conhecimentos] em prática, moldá-los e deixar que a vida resplandeça a presença de Deus.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.