Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 26,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra, até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 117)

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor.

— Dai graças ao Senhor porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo!

— Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o Salvador!

— Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Evangelho (Mt 7,21.24-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O alicerce da nossa vida é Deus

 “Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha” (Mateus 7,25).

Todos nós edificamos uma casa nesta vida, mas não queria que você olhasse para sua casa material, mas olhasse para a casa que é a vida de cada um de nós. Assim como o construtor trabalha para construir a sua casa ou para construir a casa que estamos fazendo, trabalhamos dura e intensamente para edificar a casa que é a nossa vida.

Sabe, você pode fazer a melhor construção, mas se você coloca aquela casa sem alicerce firme e forte, se você não a coloca sobre uma rocha firme, sobre pedras firmes, sobre um terreno firme, quando vierem as adversidades, os ventos, as tempestades, as chuvas, a casa vai ruir. Basta olhar quantas situações tristes e tenebrosas acontecem no meio de nós quando enchentes fortes vêm em tantas regiões do Brasil e do mundo. Quantas casas são devastadas e, muitas vezes, só se mobiliza o governo, a sociedade, quando a casa vem abaixo, mas a casa está mal edificada ou está edificada em um lugar errado ou está edificada sobre o perigo.

Não podemos fazer a mesma coisa com a nossa vida, não podemos esperar que a vida caia, que a casa caia e que as coisas desmoronem. Não podemos deixar que a família caia e desmorone, porque não cuidamos dela.

A sabedoria é saber onde estamos colocando a cada dia o alicerce da nossa vida

Por isso, assim como você precisa edificar a casa material sobre uma rocha firme, mais ainda precisa edificar a casa que é a nossa vida e a nossa família. Não fique vivendo uma vida superficial, não edifique nada sobre a superficialidade, porque o que é superficial é aparentemente bonito, colorido e chama a atenção.

Às vezes, fico olhando as pessoas: como elas postam coisas bonitas nas redes sociais, postam sempre coisas coloridas e floridas! Não é para ficar o tempo inteiro postando dramas e tudo mais, mas precisamos colocar a nossa vida edificada sobre aquilo que é firme e essencial.

A vida de cada um de nós é uma luta, uma batalha a cada dia, e não tenho dúvida nenhuma nem da minha vida nem da sua vida, mas é preciso sabedoria; é o que falta muitas vezes a nós. A sabedoria é saber onde estamos colocando, a cada dia, o alicerce da nossa vida.

Não é em pessoas em primeiro lugar. O alicerce da vida é Deus, Ele é a rocha firme, é a Sua Palavra que nos sustenta e nos coloca de pé a cada dia. Por maiores que sejam as tribulações, ficamos de pé se no Senhor, de forma sábia e prudente, colocarmos a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.