Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jn 3,1-10)

Leitura da Profecia de Jonas.

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.

3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 50)

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deixe Jesus falar ao seu coração

 “No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas” (Lucas 11, 32).

Jesus faz memória ao profeta Jonas. Ele foi muito importante para o povo de Nínive porque essa cidade seria destruída, pois (o povo) deixou-se conduzir pelo pecado, entregou-se ao pecado, às prevaricações, à todas as espécies de maldades humana.

O mal quando não é destruído ele nos destrói; ele é como um vírus, uma bactéria terrível, pois, no início, achamos que não tem importância nenhuma: “Ah, é só mais um vírus, só mais uma bactéria”, mas, se não cuidarmos, basta ver os diversos tipos de vírus e bactérias. Olha o que o coronavírus está produzindo na humanidade, e poderíamos lembrar de tantas outras pestes que já vieram e não foram combatidas.

Os profissionais da saúde trabalham com intensidade para combaterem os vírus, para combaterem aquilo que vem tirar a nossa vida. E, da mesma forma, precisamos combater com intensidade o pecado, o mal, as maldades humana, porque é o mal que está destruindo a nossa alma, os nossos relacionamentos; que está nos fazendo sucumbir, perecer, mas nós não tomamos ciência e consciência disso. E, quando percebemos, já estamos dominados, tomados. Quando a pessoa percebe, o vírus já cresceu nela, já se alastrou pelo seu corpo, já a deixou totalmente fragilizada, então, se tivesse combatido o vírus antes, ele não teria tomado a proporção que tomou.

Nós precisamos, com o coração atento a Jesus, nos convertermos

Nínive tomou consciência porque ouviu a Jonas, assim como nós precisamos ouvir os médicos, os profissionais de saúde, a todas as orientações; e nos precavermos para não ficarmos doentes, enfermos e perecermos por não cuidarmos da saúde. Alguém pode dizer: “Ah, vou morrer porque chegou o meu dia”. Não, muitas vezes, nós morremos porque não nos cuidamos como deveríamos ter cuidado, não nos precavemos como deveríamos precaver. Da mesma forma é a nossa vida espiritual, Deus não quer que ninguém pereça.

Assim como Nínive escutou a Jonas, preciso dizer: “Nós precisamos escutar a Jesus, precisamos ouvi-Lo. Precisamos, com o coração atento a Jesus, nos convertermos, deixar que o Evangelho converta as nossas atitudes, mude as coisas em nós que precisa mudar. Nós precisamos deixar que a Palavra de Jesus semeada no nosso coração produza frutos de conversão”.

Não adianta ouvir e dizer: “Ah, que bonito, que lindo! Olha o que ele falou, falou isso foi pra fulano, pra sicrano”. A Palavra de Deus é dirigida a mim, e, se ouviram a Jonas e converteram-se, aqui está quem é maior do que Jonas:  Jesus. Então, eis a importância de, neste tempo da graça, ouvirmos a pregação de Jesus, deixá-Lo falar ao nosso coração e nos convertermos.

Meus irmãos, assim como a sociedade se alarma para cuidar daquilo que faz a sociedade perecer, é preciso que nós não criemos alardes, e sim criemos, de fato, acusação interior, mudanças de atitudes, para que não pereçamos por causa do pecado.

Ouçamos a Jesus e que a Sua Palavra nos converta!

Deus abençoe você.

Padre Roger Araújo -  Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.