Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Tm 2,8-15)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo, 8lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada.

10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

14Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vãs, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes. 15Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 24)

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

— Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

— O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.

— Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua Aliança.

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Estabeleçamos uma relação de amor com Deus

 “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” (Marcos 12,29-30).

Um mestre da Lei estava questionando Jesus a respeito do primeiro mandamento. Ora, se ele pergunta pelo primeiro mandamento é porque é o mais importante, ele assume a primazia sobre qualquer outra coisa. Ele perguntou isso porque viu Jesus cuidando do próximo, amando as pessoas, cuidando dos doentes e enfermos, dos marginalizados e maltratados. Ele viu Jesus exercendo um amor ao próximo e parecia que não O via amando tanto a Deus.

Na visão de alguns, a religião é somente o culto que prestamos a Deus. Por isso, ele chega para perguntar: “Mestre, qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. E Jesus responde conforme o Pai mesmo ensinou a Moisés em Deuteronômio 6,4: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 

Coloquemos o amor acima de todas as coisas

O primeiro mandamento consiste em ouvir a Deus, mas ouvi-Lo direcionando, guiando e conduzindo a nossa vida. Ninguém ama aquele a quem não escuta, você não ama quem está ao seu lado, se você não é capaz de escutá-lo. Não estabelecemos uma relação de amor autêntica com Deus, se não O escutamos de todo o nosso coração. Por isso, o primeiro mandamento é ouvir a Deus, e O amando de todo o coração, alma e entendimento acima de todas as coisas, prestando a Ele todo o culto de amor, é Ele mesmo quem vai nos direcionar para que amemos e cuidemos do nosso próximo.

Do mesmo jeito que nos cuidamos, nos preocupamos e nos amamos, precisamos amar uns aos outros.

Em síntese, o primeiro mandamento é amar, dessa forma, ame a Deus sobre tudo, e o amor a Ele nos ensinará a amarmos a nós mesmos, amarmos uns aos outros de verdade e não somente em palavras. Por isso, coloquemos o amor acima de todas as coisas.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.