Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Am 9,11-15)

Leitura da Profecia de Amós.

Assim diz o Senhor: 11“Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de outrora; 12deste modo possuirão todos o resto de Edom e das outras nações, que são chamadas com o meu nome, diz o Senhor, que tudo isso realiza.

13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 84)

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho (Mt 9,14-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. 17Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Abramos o nosso coração para o novo de Deus

 “Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos” (Mateus 9,17).

A provocação do Evangelho de hoje é porque os fariseus estão criticando Jesus, porque eles jejuam duas vezes por semana e estavam observando que Jesus não. Jesus estava comendo quando era para jejuar.

Mas Jesus jejuava sim. No início do Seu ministério público, foram 40 dias de jejum, mas não é o jejum pelo jejum, não é a penitência pela penitência, não é a oração pela oração, mas é o jejum que liberta o coração, a penitência que renova os sentimentos, a oração que nos coloca em comunhão com Deus.

Muitas vezes, você pode fazer penitência porque tem conveniência para dizer: “Eu sou uma pessoa penitente”, e até se sente herói porque pratica a penitência. Você jejua porque faz com esse propósito: “Com jejum, alcançarei aquilo” e, muitas vezes, você ora e a sua oração é porque você já costuma fazer ou porque quer esperar algo dessa oração.

Isso é mentalidade velha e atrasada, é mentalidade mundana dentro dos nossos sentimentos religiosos, porque toda prática religiosa deve nos conduzir à renovação interior. Muitas vezes, jejuamos e nos tornamos pessoas mais grossas, egoístas, soberbas e orgulhosas. Muitas vezes, oramos e nos tornamos piores do que as pessoas que não oram.

O Evangelho é a boa nova e nos torna novos a cada dia quando o acolhemos com o coração novo

A oração está vindo de fora para dentro e de dentro para fora, a oração não está partindo do coração; a oração está partindo de outras intenções.

Para que a graça nova de Deus esteja em nós, é preciso também que o coração seja novo. É preciso que os odres para se colocar o vinho, para que ele não se perca, sejam novos para que o vidro não se arrebente e o vinho se conserve novo. Para que a graça de Deus, que é sempre nova, renove-nos a cada dia, é preciso que tenhamos postura e mentalidade nova.

Não importa a idade que você tenha, mas não fique preso àquela mentalidade do homem velho que sempre pensa da mesma forma e do mesmo jeito. Não seja aquela pessoa bitolada, que não consegue dialogar, que não consegue absorver o novo. Não seja aquela pessoa que não consegue entrar no coração do outro, porque você se fechou tanto em si, nos seus conceitos e preceitos, que se encheu de preconceitos, porque o mundo é do seu jeito, é como você crê e acredita.

Muitas vezes, passamos na igreja 30, 40 anos e não nos renovamos, porque nos apegamos às práticas religiosas e achamos que elas nos salvam. Não temos amor, misericórdia, capacidade de diálogo e conversa.

Olhemos como os relacionamentos se rompem, como o odre velho se rompe porque não se abrem para a graça do novo. Por isso, o Evangelho é a boa nova e nos torna novos a cada dia quando o acolhemos com o coração novo.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.