Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Cl 1,15-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.

Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Lc 5,33-39)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Com a graça de Deus tudo se faz novo

Pode ser que estejamos cansados, decepcionados, pode ser que muitas coisas não deram certo em nossa vida. Não tem problema, em Deus tudo pode se fazer novo!

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem” (Lucas 5, 37).

Nós não podemos deixar a graça de Deus se perder, deixar o nosso coração se perder. Não podemos deixar a nossa vida perder o sabor e a qualidade.

Deixe-me dizer a você: a graça de Deus é sempre nova, o amor d’Ele é sempre novo. Na verdade, a nossa disposição, o nosso acolhimento e nossas inclinações interiores vão envelhecendo, tomando uma rigidez e parece que nunca mudamos. Podemos até nos cansar de Deus, do Evangelho; alguns chegam à Missa e dizem: ‘Mas este Evangelho já escutei! Já sei o que o padre vai falar! Já sei que a reunião vai ser desta forma!’.

Permita-me dizer a você: as coisas só se renovam quando há uma renovação dentro de nós. O padre, o Evangelho, podem ser os mesmos, mas graça de Deus é sempre nova quando temos um novo coração, uma nova disposição, um novo ânimo, um novo olhar e nos abrimos para acolher novos horizontes. Por isso, não podemos ficar naquele pessimismo, naquele velho ‘azedume’ que vê as coisas do mesmo jeito, de alguém que já se cansou e diz: ‘É assim mesmo! Nada muda!’.

Não é verdade! Quando permitimos, Deus muda todas as coisas. O mundo está aí cada vez pior, mas o mundo que está dentro de nós vai ser novo quando nos abrirmos para a vontade de Deus a cada dia.

Por isso, permita-me dizer ao seu coração: nada de desânimo, nada de fracasso, nada de desistir, nada de dizer ‘Não tem mais jeito!’, porque para Deus, quando nós permitimos, tudo tem jeito, se renova e se faz de novo!

Olhando para uma velha afirmação da própria ciência que diz que “na natureza nada se perde, tudo se transforma”, em Deus, isso é muito mais sublime. Com a graça de Deus nada se perde, tudo se faz novo. Pode ser que estejamos cansados, que nossa saúde esteja debilitada, que tenhamos limites físicos, mas já vi tantas pessoas com debilidades, com deficiências e fazerem o mundo girar, fazerem novas tantas coisas.

É preciso ter um novo coração, é necessário uma nova disposição. Precisamos ter, a cada dia, a coragem de querer mudar. Não vamos nos conformar, achar que as coisas tem que ser assim, pronto e acabou. Sabemos que Deus faz nova todas as coisas. Pode ser que estejamos cansados, decepcionados, pode ser que muitas coisas não deram certo em nossa vida. Não tem problema, em Deus tudo pode se fazer novo!

Que tenhamos um novo coração, uma nova disposição, que o nosso coração seja um odre novo, porque a graça que vem de Deus é nova e faz nova todas as coisas!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.