Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 4,7-10)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

Evangelho (Mc 6,34-44)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O amor nos une a Deus

O amor de Deus alivia nossas dores, nossos sofrimentos, cura nossas carências e direciona toda a nossa afetividade

“Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus” (1Jo 4, 7).

A primeira verdade é que quem nos amou primeiro foi Deus. E como nos amou? Deus nos amou desde toda a eternidade, nos amou com todo o Seu coração. E o verbo se atualiza no presente e também no futuro: Deus nos “ama” e nos “amará” sempre!

A essência divina é o amor

Deus não sabe fazer outra coisa a não ser amar! Toda a essência divina é amor; por amor fomos criados, salvos e resgatados. É o amor de Deus que está resgatando, salvando, curando e libertando nossos corações.

Quem se deixa conduzir por Deus, permite ser amado por Ele acima de todas as coisas. E uma vez que somos amados por Deus, o Seu amor cresce em nós, toma forma e corpo em nossa vida. Quando somos mergulhados no amor de Deus, este vai aliviando nossas dores, nossos sofrimentos, curando nossas carências e direcionando toda a nossa afetividade.

Nenhum outro amor é maior que o amor divino

Não permitamos que nenhum outro amor seja maior em nosso coração do que o amor divino, porque quando permitimos ser amados por Deus, sabemos distinguir e ter prudência; sabemos ter uma forma justa e correta para amar os outros. Todo aquele que ama, nasceu de Deus; todo aquele que vive a experiência de amar, ama porque foi amado por Deus.

O amor que é simplesmente humano e não é revestido pela virtude divina tende a se machucar, se decepcionar, se iludir e se esvaziar. Mas, quando o amor é autêntico e vem do coração de Deus, este amor permanece.

O empenho na arte de amar uns aos outros

Irmãos e irmãs, amemos uns aos outros! Não é uma poesia cristã, nem frase de efeito; é ordem, é mandamento divino. Como precisamos nos empenhar na arte e no dever de amarmos uns aos outros! Humanamente falando, em muitas situações é muito difícil amar, é complicado, duro e nem compensa, muitas vezes, amar esta ou aquela pessoa.

Entretanto, o nosso amor não é apenas humano; ele [nosso amor] é revestido da graça divina, é recheado do amor que vem do coração de Deus. Deste modo é um amor que se renova, se refaz, se restaura e não guarda mágoas, é um amor que olha para frente e faz tudo ser novo.

Que o amor de Deus cresça sempre em nossos corações, e com o mesmo amor que recebemos do coração de Deus amemos, acima de tudo, quem Ele colocou ao nosso lado!

Amar quem não conhecemos, quem está distante, quem está do outro lado do mundo não se torna tão difícil nem complicado. O amor verdadeiro se manifesta por quem convive, está ao nosso lado, por quem criamos um elo.

Que o elo maior de nossas vidas seja o elo do amor divino, pelo qual fomos salvos e resgatados!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.