Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém me explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eu­nuco. 39Quando saíram da á­gua, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evan­gelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

Evangelho (Jo 6,44-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Abra o seu coração para a graça de Deus

 “Naquele tempo, disse Jesus à multidão: ‘Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna’” (João 6,44-47).

Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, existe uma força de atração que excede a nossa capacidade de ir ao encontro de Deus. Antes mesmo que nos coloquemos em Sua busca, Deus busca o nosso coração. Existe uma atração que vem de d’Ele: a graça de Deus que procura o coração de cada ser humano. Ele nos quer perto d’Ele! É essa força de atração que é exercida sobre nós, porque Ele nos quer perto de Seu coração e não distantes.

Existem realidades que jamais vamos encontrar dentro de nós, por isso, precisamos reconhecer e pedir isso para Deus, porque só Ele pode nos dar certas coisas e é capaz de preencher o nosso coração. Claro que, Deus provoca sempre a nossa liberdade, justamente para que não nos sintamos como marionetes, dominados ou anulados na nossa capacidade também de buscá-Lo também. Deus nos dá sempre a liberdade.

Abramos o nosso coração para que a graça de Deus nos impulsione ainda mais para o Seu serviço e para o Seu Reino

A nossa força é justamente esse movimento da liberdade. A força que está em nós é a nossa liberdade, que se chama: capacidade de escolha. Deus nos atrai para Ele, nos quer perto d’Ele, mas a nossa resposta, a nossa liberdade é a escolha de também querer nos aproximar de Deus. Dizia Santo Agostinho: “O Deus que nos criou sem nós, não nos salva sem nós”. Ele quer a nossa participação; Ele quer que a Sua força e graça atuantes em nós estejam unidas à nossa liberdade, à nossa escolha justa por Ele. 

Você já imaginou que a força de Deus (que é a sua graça) mais a força humana (que é a capacidade de escolha) dariam a salvação? Nós seremos salvos se unirmos a nossa liberdade, a nossa escolha à força que Deus, que atua em nós e nos quer perto d’Ele. Por isso, hoje, abramos o nosso coração para que a graça de Deus, a força de Deus, agindo em nós, nos impulsione ainda mais para o Seu serviço e para o Seu Reino.     

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.