Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Pr 30,5-9)

Leitura do Livro dos Provérbios.

5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118)

— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

— Vossa palavra é uma luz para os meus passos!

— Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!

— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

— É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.

— De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.

— De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.

— Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!

Evangelho (Lc 9,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O discípulo de Jesus proclama a Boa Nova do Reino

O discípulo de Jesus, tocado e transformado pela Palavra, anuncia o Reino de Deus, proclama a Boa Nova no Reino de Deus

“Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares” (Lucas 9,6).

O discípulo de Jesus é o discípulo da Palavra, é aquele que escuta a Palavra de Deus, rumina-a no seu coração e na sua mente, deixa-se transformar por ela e a anuncia aos corações.

Vivemos num mundo doente, enfermo, carente, depressivo e marcado pelas maldades. A Palavra de Deus tem o poder de tirar o mal do mundo pela força do bem, o bem que é o próprio Deus. A Palavra de Deus tem o poder de curar os corações, de renovar as vidas.

Às vezes, estamos buscando a luz aqui e acolá para resolver as situações da vida. É importante o auxílio que as ciências humanas nos dão, o quanto é importante a psicologia, a psiquiatria, a medicina, as outras ciências auxiliares, todas elas têm a sua função e importância para o cuidado do ser humano e o progresso da vida humana. Rezo pela medicina, pelos médicos, pelos profissionais da saúde, mas nada substitui a força da Palavra de Deus.

Cada um tem a sua função, mas a função da cura concreta e plena do ser humano só a Palavra de Deus pode realizar. Nunca despreze o valor das ciências humanas, mas engrandeça e coloque cada coisa no seu lugar, engradeça à ciência divina, ao Evangelho da Boa Nova, porque Deus não nos quer curados somente para esta vida, Ele nos quer curados para a eternidade, Ele nos quer inteiros para estarmos com Ele.

O Evangelho tem de ser pregado e anunciado, os corações precisam ser libertos, a opressão precisa sair do coração humano e a Palavra de Deus tem o poder de nos arrancar da opressão que oprime os corações e tudo aquilo que vem de peso do mundo em que vivemos.

O discípulo de Jesus, tocado e transformado pela Palavra, anuncia o Reino de Deus, proclama a Boa Nova no Reino de Deus. Proclame do seu jeito, mas faça com que a Palavra possa chegar aos corações.

Eu fico olhando o quanto as pessoas são insistentes em mandar fake news, mandar discussões políticas, conversas que não levam a nada, enviar piadas. Há coisas que são pequenas distrações, que até servem para tornar a vida mais leve, mas eu gostaria de vir com força àqueles que são transformados pelo Evangelho, para terem a mesma ousadia e coragem para levar o Evangelho aos corações.

Eu recebo de um irmão, todos os dias, um versículo bíblico. Ele manda a mesma Palavra que ele meditou, é uma semente que faz a diferença na minha vida. Você anuncia o Evangelho? Proclama o Evangelho? Leva os outros a conhecerem o Evangelho? Percorre onde você está, testemunhando aquilo que Deus realizou na sua vida e no seu coração?

O Evangelho não é só para ser meditado; ele é e precisa ser sempre mais anunciado, proclamado e levado aos corações.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.