Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 4,11-18)

Leitura da Primeira Carta de São João.

11Caríssimos: se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.

13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito. 14E nós vimos e damos testemunho, que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.

16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele. 17Nisto se realiza plenamente o seu amor para conosco: em nós termos plena confiança no dia do julgamento, porque, tal como Jesus, nós somos neste mundo.

18No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não chegou à perfeição do amor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)

— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

— As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo e de todas as nações hão de servi-lo.

— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

Evangelho (Mc 6,45-52)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.

47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.

49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Espírito nos capacita para amar

Abramo-nos à graça do Espírito, permitamos que Ele irradie em nossos corações toda a chama do amor divino

“Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele” (1 Jo 4, 16).

Não desistamos do amor. Por mais duro que ele seja, por mais que nos machuque em muitas situações, desistir de amar jamais! Quando desistimos de amar, desistimos de ter a vida em Deus.

O amor é a graça de Deus agindo e habitando no meio de nós. Precisamos amar como somos amados por Ele. Quando temos dificuldade de amar, de viver o mandamento do amor, precisamos mergulhar com mais profundidade no amor que Deus tem para conosco.

A prova de que Deus nos ama

A grande prova do amor de Deus por nós é o fato de Ele mesmo ter nos dado Seu Espírito, que está em nós, habita entre nós e nos capacita para amar. Se nos faltam forças humanas e disposição para viver este ou aquele amor, não podemos nos esquecer de que o Espírito está em nós e é ele quem direciona o amor divino em nossos corações.

Que possamos nos abrir à graça do Espírito, permitir que Ele irradie em nossos corações toda chama do amor divino. Esse amor queima as mágoas, o ressentimento, quebra o nosso orgulho, soberba, autossuficiência e nos dá a graça para recomeçar todos os dias.

Não precisamos ter medo de amar

No amor não há temor. Não se pode mensurar amor com medo nem ter medo de amar. “Nós não podemos amar a Deus, porque temos medo d’Ele”, de forma nenhuma! Nós O amamos, porque Ele nos ama e porque é Deus. Não precisamos nem devemos alimentar o medo em nós, porque este tira o brilho, a força e o fervor de todo amor.

Todo amor que se baseia no medo não é autêntico, não é verdadeiro nem profundo. Não deixe de amar alguém por medo de não ser aceito, de sofrer consequências disso ou daquilo. Amemos de forma livre e autêntica, amemos guiados e conduzidos pelo amor de Deus, que foi derramado em nossos corações!

Que tenhamos a mente e o coração abertos para sermos conduzidos pelo amor divino!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.