Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 4,19-5,4)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos, 19quanto a nós, amamos a Deus porque ele nos amou primeiro. 20Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas, entretanto, odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. 21E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão.

5,1Todo o que crê que Jesus é o Cristo nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu. 2Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 71)

— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Há de livrá-los da violência e opressão, pois vale muito o sangue deles a seus olhos! Hão de rezar também por ele sem cessar, bendizê-lo e honrá-lo cada dia.

— Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Lc 4,14-22a)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

A Palavra de Deus convida você a viver o hoje

 “Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: 'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabaste de ouvir' ” (Lucas 4,20-21).

Olhos fixos em Jesus! Isso só é possível porque a Palavra da Vida abre uma vista aos cegos; e nós só podemos fixar o nosso olhar em Jesus, porque Ele curou a nossa cegueira. O homem, por si só, não pode ver a Deus.

Diz um grande santo da Igreja: “Mas Deus, se quiser, será visto pelos homens, por aqueles que Ele quiser, quando e como quiser”. E Deus quer, Ele quis que nós O enxergássemos, e no Seu filho Jesus podemos fixar o nosso olhar. Como é importante para nós termos o olhar atento sobre Jesus, sobre o que Ele diz, sobre o que Jesus faz.

“Fixar” fala-nos de estabilidade, manter constante o contato com Jesus, não desviar, em nenhum momento, o nosso olhar e a nossa atenção para Jesus. Sobretudo nesses tempos tão difíceis, como é importante fixarmos o nosso olhar em Jesus, pois só Ele tem Palavra de vida eterna! Você não pode se desviar, você não pode se perder, por isso a nossa atenção precisa estar em Jesus, e a Palavra de Deus quer que nós fixemos o nosso olhar n'Ele!

O hoje é a coisa mais importante para o ser humano, porque nós somos seres finitos, só temos o hoje

Depois, a Palavra diz: “Hoje se cumpriu esta palavra” . A Palavra de Cristo não conhece a procrastinação, uma doença dos nossos tempos. E que doença terrível! Uma palavra que é derivada de “ crastinus” , do latim, significa “amanhã”. Aquele nosso maldito vício de sempre adiar todas as coisas, de sempre deixar como decisões para amanhã, como devida que devemos tomar na nossa vida, necessárias necessárias da nossa vida. Que mania que nós temos de procrastinar, de adiar sempre as coisas!

A Palavra da Vida diz que hoje essa palavra se cumpre. O hoje é a coisa mais importante para o ser humano, porque nós somos seres finitos, só temos o hoje, só temos o agora, você só tem este momento que eu falo com você. No aqui e no agora, realiza-se a sua salvação. Cristo entra na sua vida hoje, agora; e se hoje escuto a Palavra de Cristo, essa palavra me transforma, muda a minha vida.

Essa Palavra de Jesus nos convida a não nos fixarmos no passado, chorando como mágoas, nem numa projeção vazia do futuro, porque isso poderia criar dois riscos: o do saudosismo e o de produzir em nós muita ansiedade. A Palavra de Deus nos convida a viver o hoje. Viva o hoje, viva o agora! Jesus entra na sua vida agora, e agora Ele vem para salvá-lo; e essa Palavra da Escritura também se cumpre hoje na sua vida. Jesus está contigo!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira - Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.