Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná

Primeira Leitura (At 2,36-41)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: 36“Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes”.

37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” 38Pedro respondeu: “Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. 39Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si”.

40Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: “Salvai-vos dessa gente corrompida!” 41Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 32)

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Transborda em toda a terra a bondade do Senhor.

— Reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho (Jo 20,11-18)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Deus toma conta dos sentimentos do nosso coração

“Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito” (João 20,18).

Quando olhamos o Evangelho de hoje, vemos Maria Madalena do lado de fora do túmulo chorando, e do seu choro ela se inclina para dentro do templo.

O choro de Maria é o nosso choro, é o choro de tantas mulheres, de tantas mães, é o choro da humanidade que chora suas dores, suas perdas, suas frustrações, seus medos e suas angústias; e nós não podemos ter medo de chorar. O choro vem para fora para expressar aquilo que nos faz sofrer.

Quem de nós não sofre? Uns sofrem mais, outros sofrem com uma intensidade tão intensa, que a alma mergulha numa angústia profunda.

Deus, no Seu Filho Jesus vivo e ressuscitado, vem consolar todas as lágrimas dos nossos olhos. Ele vem consolar todas as nossas noites de choro. Temos muitas coisas que nos fazem chorar, mas temos o mais sublime consolo, o consolo que vem do coração de Deus, o consolo que nos diz que nenhuma dor tem a palavra final, nenhuma angústia determina ou aprisiona a nossa vida.

Precisamos abrir o nosso coração para que sejamos iluminados pela presença de Cristo

O que dá sentido a nossa vida é a luz de Deus, e essa luz é viva, essa luz tem nome, essa luz é Jesus, o Cristo vivo e ressuscitado que está no meio de nós. Precisamos abrir o nosso coração, a nossa mente e os nossos sentimentos para que estes sejam iluminados pela presença de Cristo.

É verdade que no meio do choro dessas mulheres, entre elas, sobretudo Maria, os anjos vêm consolar, vêm perguntar por que ela chora, assim como os anjos vêm nos consolar e perguntar por que nós choramos.

Tem hora que o choro, que a dor é maior até do que a nossa fé, e não enxergamos nem quem está ao nosso lado, não enxergamos nem a dimensão mais profunda da nossa existência.

Maria chorava tanto, que não percebeu Jesus ao lado dela. Maria angustiava-se tanto, que não foi capaz de reconhecer que Jesus falava com ela.

Deixemos Deus enxugar as nossas lágrimas, deixemos Deus tomar conta dos sentimentos do nosso coração. Deixemos Deus tomar conta daquilo que nos faz chorar para podermos reconhecer que Ele está no meio de nós, que Ele vive, que Ele é o Senhor e cuida de nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios