Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Jo 4,7-10)

Leitura da Primeira Carta de São João.

Caríssimos: 7amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 8Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 71)

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Os reis de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.

— Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.

— Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

Evangelho (Mc 6,34-44)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Amemos uns aos outros como Deus nos ama

 “Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus” (1Jo 4,7).

O conhecimento de Deus não é um conhecimento teórico. Ainda que existam teorias, teologias, ainda que existam as ciências que nos ajudam a compreender o mistério de Deus, só se aproxima d’Ele quem vive a experiência do amor, porque Deus é amor, e todo aquele que nasceu de Deus ama, porque d’Ele aprende a amar.

Muitas vezes, não nascemos do amor nem o vivenciamos, mas não importa se viemos de uma família difícil, se passamos por situações complicadas na vida, o importante é que fomos resgatados por Deus e foi o amor d’Ele que nos resgatou. Uma iniciativa amorosa de Deus de vir até nós para nos apresentar o tamanho do amor que Ele tem por nós.

Precisamos ser mergulhados nesse amor, batizados e renovados nele, precisamos nos encher desse amor de Deus, porque é o amor d’Ele que faz nova todas as coisas.

Enchendo-nos desse amor divino, precisamos amar uns aos outros. Existem muitas pessoas falando de Deus, proclamando, exaltando e invocando-O, fazendo orações em nome d’Ele, mas não têm vivência no amor, não têm caridade, respeito para com o outro, falam mal e agem contra os outros.

Não há outro caminho para a salvação, a não ser que amemos uns aos outros, porque só assim chegaremos a Deus

Toda pregação, toda falação, toda oração não tem sentido nenhum se, na frente, não vem o amor e a caridade. Podem até fazer piruetas em nome de Deus, podem até subir os Céus, citar mortos, mas se não tem amor, que Deus é esse?

A pessoa grita, solta até espuma pela boca, mas se não tem amor para que serve? Nenhuma outra coisa nos salva, nem mesmo quem diz “Senhor, Senhor” o dia todo, 24 horas sem parar, nem quem fica o tempo inteiro na presença de Jesus, pois se não ama o seu irmão, para que serve?

Aprendemos de Deus que precisamos amar uns aos outros. Se você desistiu do amor, desistiu de Deus; se você se cansou do amor, cansou-se de Deus e a Sua experiência é uma experiência fanática, frustrada e sem frutos.

O fruto da nossa relação com Deus é o amor para com os irmãos. Algumas pessoas me decepcionaram, algumas pessoas eu nem comungo com o que elas pensam, mas não posso, de forma nenhuma, desistir de amá-lo. Mas com que amor (porque o amor humano é fraco e insuficiente) devemos amar? Com o amor de Deus, com amor verdadeiro e autêntico. Se há pessoas falando de Deus, mas não estão amando, só estão fazendo barulho.

Como vivemos num mundo muito barulhento, muito confuso, estamos nos deixando confundir por tantas sentimentos enganosos e de ilusão. Não há outro caminho para a salvação a não ser que amemos uns aos outros, porque só assim chegaremos a Deus, porque Ele é puramente amor.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.