Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 7,51-8,1a)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!”

54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para a céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”.

57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu. 8,1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 30)

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!

— Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.

— Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.

Evangelho (Jo 6,30-35)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.

34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cristo é o pão que dá vida ao mundo

 “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6,32-33).

Nosso Pai maravilhoso, bondoso e misericordioso é digno de todo louvor, honra, glória e de toda bênção, porque Ele nos sacia, alimenta-nos e cuida de nós. O Pai poderia nos alimentar de diversas formas, como Ele nos alimenta com toda a natureza criada tão rica em elementos para saciar a nossa fome e nossa sede, mas o Pai sabe que nós temos fome de eternidade, temos sede d’Ele, sede do Céu; e se não nos preenchermos dessa fome, iremos nos saciar com alimentos estragados.

Assim como estamos deixando bons alimentos para não comermos qualquer coisa, e o nosso organismo está se estragando e estamos adquirindo e assimilando tantas doenças, é porque comemos tantos alimentos, tantas bobagens que nos estragam. No nosso interior, não é diferente, na nossa vida psicológica, psíquica, espiritual, também estamos nos alimentando de qualquer coisa, estamos nos preenchendo com intelectualismos, filosofias e psicologias. Todas elas têm a sua importância, mas o homem e a mulher de Deus se alimentam de Deus em primeiro lugar.

O jovem de Deus ou qualquer pessoa que vai se formar em uma área, apaixona-se por alguma ciência, aplica-se, debruça-se; e é bonito ver a determinação, ver a pessoa se debruçar por aquilo que ela acredita e corre atrás.

Precisamos buscar, com mais intensidade, o único pão que nos sacia: Jesus

Precisamos correr atrás para nos alimentar de Deus, porque Ele fez a parte d’Ele e nos deu Seu Filho como alimento para nos alimentar e preencher a nossa vida.

Só Jesus é o alimento que o Pai nos dá, é o Pão de Deus, o Pão que desce do Céu e dá vida ao mundo; este mundo em que vivemos, que é feito de aparências, onde parece que todos estão vivos, estão bem, todos cheios de cores! Na televisão, só mostram coisas belas, então, você coloca uma “capa” para esconder o que está por trás, para não mostrar o quanto as pessoas estão tristes, deprimidas, depressivas, oprimidas, magoadas e feridas no corpo, na alma e no espírito.

A verdade é que o mundo é um verdadeiro ambulatório onde estamos sempre na emergência para salvar almas, vidas e corações. O remédio nós temos, o alimento nós temos, mas é como um paciente que está na UTI, mas o medicam de forma errada: ele se alimenta de forma errada e vai perecer, porque não foi bem cuidado.

Deus viu e está vendo que o mundo está numa verdadeira UTI, e Ele mesmo veio salvar e resgatar os Seus, para que não pereçam.

É preciso que nos alimentemos d’Ele, que nos permitamos ir a Ele, porque quem vai ao Pai não tem fome nem sede, pois Ele mesmo nos sacia, preenche-nos com a Sua presença. Em meio às circunstâncias em que estamos, precisamos buscar, com mais intensidade, o único pão que nos sacia, e Ele se chama Jesus, o Pão que desce do Céu para dar vida ao mundo, para dar vida a nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.