Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 1,12-14)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Depois que Jesus subiu ao céu, 12os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar.

Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.

14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Lc 1,46s.)

— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— O poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

— A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.

— Pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

— Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

— Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

— Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A oração do Santo Rosário ajuda-nos a combater o mal

A oração do Santo Rosário ajuda-nos a combater o mal. Aprendamos, hoje, com ela [Maria], a não tirarmos a oração de nossa vida, a fazermos da oração uma arma constante no combate ao mal

“Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus.” (At 1, 14)

Celebrando, hoje, o dia de Nossa Senhora do Rosário, reconhecemos a importância do rosário na vida, na fé cristã e na piedade de cada um de nós. Mas, queremos aprender da oração do rosário, acima de tudo,  a importância da oração em nossa vida. É para nós a  escola, o modelo da oração, a própria ‘Senhora do Rosário’.

Maria, a Mãe de Jesus, era uma mãe orante em todas as circunstâncias de sua vida. Na espera pelo seu Senhor, na espera por escutar, a cada dia, a voz de Deus, no cumprimento à voz de Deus; nas dores, nos sofrimentos, nas incompreensões. Aos pés da cruz ela estava de pé, orante e confiante; mesmo seu filho já morto, crucificado, indo para a glória, ela estava indo para o Cenáculo, junto com os apóstolos, perseverante na oração.

Por isso, aprendamos, hoje, com ela [Maria], a não tirarmos a oração de nossa vida, a fazermos da oração uma arma constante no combate ao mal.

Não despreze o Santo Terço, o Santo Rosário, nele estão contidos os mistérios principais da fé cristã em nossa relação com Deus. Os mistérios da vida de Cristo iluminam a nossa vida a cada dia. O rosário é a oração mais bíblica que conheço, do princípio até ao último mistério contempla a Palavra de Deus com um plano de fundo maravilhoso: a saudação da ‘Ave-Maria’, a oração angelical mais bíblica que conhecemos depois do ‘Pai-Nosso’.

Por isso, meus irmãos, de forma nenhuma desprezemos o Santo Terço, não deixemos de lado essa oração dos combatentes de Cristo: a oração do Santo Rosário.

Quando paramos para rezar o terço, conosco está a Bem-Aventurada, sempre Virgem Maria. Em cada ‘Ave-Maria’ não é ela quem exaltamos, e sim aquilo que Deus realizou e continua fazendo através dela, como medianeira e intercessora das graças divinas.

Muitas vezes, o texto parece cansativo, enfadonho, mas, na verdade, o que é cansativo e enfadonho é não sabermos nos reter na oração, na contemplação e na meditação!

Se precisamos de um remédio para acalmar a nossa alma, o nosso espírito, para nos manter na humildade, a meditação, a contemplação dos mistérios do Santo Rosário nos mantêm sempre unidos a Cristo Jesus, Nosso Senhor!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.