Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 40,1-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.

3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.

6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

— Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.

— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Evangelho (Mt 18,12-14)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Busquemos as ovelhas que estão distantes de Deus

 “Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que perca nenhum desses pequeninos” (Mateus 18,14).

É muito importante termos a ciência e a consciência de que cada ovelha é importante para Jesus. Eu sou importante, você é importante, nós somos importantes, o seu irmão que está na sua casa, o seu filho, o seu marido, a sua esposa, o seu colega de trabalho, o seu funcionário, o seu patrão, aquele irmão que está perdido, aquele que está jogado nas ruas por onde nós passamos. Mas, muitas vezes, nós criamos a marginalidade religiosa, onde algumas pessoas são as “escolhidas por Deus” para serem salvas, e as outras são as “condenadas”, as coitadas. E nós lamentamos por elas, mas não fazemos nada por elas.

Deus não, Deus não está contente com as 99 ovelhas que têm, e uma está perdida e largada. Deus é um pai que tem juízes. E uma mãe que tem juízes nunca diz: “Tenho três filhos comigo. Aquele que saiu não tem importância, o importante é que tenho três ”. Não! Para uma mãe, um filho é tão importante quanto os outros três, quanto os outros quatro, porque são únicos.

É hora de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha

É único o filho que vive aquele dor, aquele sofrimento, aquela separação. Como para Deus, cada vida é única, por isso o Pai não deseja que se perca nenhum dos Seus filhos, porque todos eles têm importância para Ele.

Precisamos vencer esses tempos em que vivemos, tempos de paralisia em que nos conformamos com o que temos, [com a quantidade] de pessoas que estão na igreja. Há o padre que diz: “A minha igreja está cheia!”. É verdade, tem 500 pessoas na sua igreja! Mas há 20 mil fora dela. “Nossa, mas a Missa lá é boa, porque, numa missa só, tem duas mil pessoas!”. É verdade, duas mil pessoas! Mas as outras 100 mil nem passam na porta da igreja, e todas elas têm a sua importância.

Não desprezemos ninguém, não negligenciemos ninguém. É hora, meus irmãos, de nos voltarmos para as ovelhas que estão distantes e perdidas, porque não é uma ovelha [perdida], talvez nós tenhamos, hoje, como 99 bem distantes de Deus, do colo de Deus, do carinho e da proteção d'Ele.

Quando o Papa Francisco nos convoca a ser uma “Igreja em saída”, é porque precisa sair mesmo da acomodação, da estagnação, da conformação, e irmos atrás de toda criatura humana, porque toda pessoa é importante para Deus.

No mundo em que vivemos, não! Nós criamos rótulos, pessoas mais importantes, mais influentes… Isso é do mundo, e a mentalidade mundana estraga a Igreja, estraga a nossa missão neste mundo. Para Deus, toda pessoa humana é importante!

Papa Francisco nos recordava a Igreja lá nos seus primórdios, quando ela parava porque um mendigo, um irmão de rua morreu. Hoje, nós olhamos pessoas que morrem e, muitas vezes, não têm importância nenhuma, significado nenhum. As pessoas estão sofrendo, estão passando por isso e por aquilo, estão sendo ignoradas. Não podemos negligenciar a nossa missão, não podemos negligenciar aquilo que é a nossa tarefa, o nosso apostolado neste mundo, precisamos buscar cada uma das ovelhas do Senhor, porque toda pessoa é importante!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova - https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.