Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ez 47,1-9.12)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1 o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saia água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5Mediu mais quinhentos metros e me fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado. 6Ele me disse: 'Viste, filho do homem?' Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8Então ele me disse: 'Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio'.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 45)

— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo.

Evangelho (Jo 5, 1-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados -cegos, coxos e paralíticos -, esperando que a água se movesse. 4De fato, uma anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: 'Queres ficar curado?' 7O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. 8Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: 'É sábado! Não te é permitido carregar tua cama.' 11Ele respondeu-lhes: 'Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda'.' 12Então lhe perguntaram: 'Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: 'Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Estendamos nossas mãos para ajudar o próximo

Sejamos as mãos de Jesus para quem precisa d’Ele, para quem tenta chegar até o coração de Deus, mas sozinho não consegue

“O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’” (João 5,7).

Esse homem da Palavra encontrava-se enfermo há 38 anos e ninguém fazia nada por ele, ninguém dava atenção à sua enfermidade, não lhe davam vez nem oportunidade.

Ele até ia ao encontro daquela água que tinha a graça de purificá-lo, lavá-lo e curá-lo, mas ninguém o ajudava. Cada um pensava em si, na sua cura, no seu resgate, naquilo de que necessitavam, mas ninguém se preocupava com aquele homem. Afinal, há 38 anos ele tentava ser curado, ajudado, tentava chegar à fonte de água para nela ser purificado.

Amados irmãos, em nossa caminhada de fé vamos em busca de Deus, das Suas graças, da Sua bênção, mas não podemos ir sozinhos, precisamos levar os outros conosco e, mais ainda, ser uma mão estendida para ajudar aqueles que não têm ajuda, para socorrer aqueles que não podem e não conseguem chegar até Jesus. Muitas vezes, deixamos para trás quem não consegue caminhar de acordo com nosso passo, não tem a agilidade que nós temos.

Não podemos ter uma fé egoísta nem pensarmos somente em nós. A fé anda de mãos juntas com a caridade, não é possível ter a maior fé do mundo se a caridade não caminhar junto dela. Por isso, a fé que temos em Deus eleva os nossos sentimentos de amor e caridade, de cuidado e responsabilidade, de solidariedade para com a dor, o sofrimento e a necessidade que o irmão tem.

Estenda a sua mão e vá ao encontro de quem precisa dela. Não viva sua fé de forma egoísta, pois quando vivida de forma egoísta, nunca será saciada, satisfeita e realizada. A fé que não nos transforma em pessoas caridosas, humanas, em pessoas solidárias com o próximo, é egoísta e engessada. A fé que recebemos de Deus nos leva a cuidar uns dos outros!

Que ninguém fique para trás, que ninguém se sinta pisoteado e esquecido, porque os que estão à frente deixaram alguns para trás. O bom Jesus é aquele que veio buscar não os que estão à frente e, sim, aqueles que estão lá trás precisando de socorro, auxílio e de uma mão amiga!

Sejamos as mãos de Jesus para quem precisa d’Ele, para alguém que tenta chegar até o coração de Deus, mas sozinho não consegue!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. - https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.