Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 11,1-18) 

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judeia, souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.

2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica começaram a discutir com ele, dizendo: 3“Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!” 4Então, Pedro começou a contar-lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5“Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: Vi uma coisa parecida com uma grande toalha que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.

6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come’. 8Eu respondi: ‘De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca’. 9A voz me disse pela segunda vez: ‘Não chames impuro o que Deus purificou’.

10Isso se repetiu por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu. 11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar. Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.

13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: ‘Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família’. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio. 16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’.

17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?” 18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram e glorificaram a Deus, dizendo: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!”

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 41) 

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Minha alma suspira por vós, ó meu Deus.

— Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!

— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até vossa morada!

— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho (Jo 10,11-18) 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas.

14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

O Bom Pastor cuida de Suas ovelhas

Precisamos nos submeter aos cuidados de Jesus, nosso Bom Pastor

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (João 10,11).

Jesus não é só um pastor, Ele é o Bom Pastor! O adjetivo que qualifica o nosso Mestre é o fato d’Ele ser bom naquilo que é e faz. Não é o “bom” da bondade, da generosidade, mas o bom naquilo que realmente faz, com excelência, aquilo que realiza e propõe-se a ser. O nosso Pastor dá Sua vida e tudo de si para cuidar e amar Suas ovelhas.

Primeiro, Jesus ama e se preocupa com Suas ovelhas. Elas são tudo para Ele, de modo que faz o possível para cuidar de cada uma delas. O zelo de Jesus, a Sua preocupação, Seu tempo e aquilo que Ele faz é função das Suas ovelhas. Olhemos as inúmeras passagens do Evangelho em que Ele é movido de amor, compaixão e ternura, sobretudo, para com as ovelhas mais feridas e machucadas do seu redil e rebanho.

Muitas vezes, encontramo-nos feridos e maltratados pelas estradas, pelos caminhos da vida, pelos lobos ferozes que estão nas estradas do mundo, onde estamos vivendo. E o Bom Pastor cuida de nossas feridas, de todos os nossos sentimentos maltratados. Precisamos nos submeter aos cuidados de Jesus, nosso Bom Pastor!

O Bom Pastor não cuida somente das boas ovelhas, mas de todas elas. Uma boa ovelha é aquela que se submete e deixa o pastor cuidar dela, porque há ovelhas que fogem, que se escondem e não querem ouvir a voz do pastor; são muito orgulhosas, autossuficientes e se dão por si mesmas. Porém, o pastor não deixa de as amar, não deixa de querer o bem delas. Ele respeita, chora e sofre por elas, deseja pegar cada uma no colo, cuidar, tratar das feridas com amor, ternura e misericórdia divina, para que ela não se machuque nem morra nas estradas perigosas do mundo em que vivemos.

Deixemos que Jesus, o Bom Pastor que cuida de cada uma de Suas ovelhas, cuide de nós com todo amor, ternura e delicadeza do Seu coração!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.