Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 8,1b-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1bNaquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos, unânimes, o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 65)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!

— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!

— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!

Evangelho (Jo 6,35-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

O único alimento que sacia nossa alma é Jesus

 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (João 6,35).

Jesus é o pão da vida, e todos nós sabemos a importância que o pão tem na vida humana. O pão é o símbolo dos alimentos em geral. Na verdade, todos nós temos necessidade de nos alimentar, e o pão é o alimento mais antigo que a natureza humana conhece.

Em todas as culturas, o pão serviu e serve, de diversas formas, para nos alimentar. O pão nos sacia, e se nos enchermos de pão, ficaremos até empanturrados, porque nos enche e, às vezes, até nos incha, porque, comendo demais, ele vai nos engordando mais do que podemos imaginar.

O pão pode nos saciar, mas ele não pode nos dar a eternidade, ele não pode trazer luz para os nossos problemas nem direção para a nossa vida. Aliás, ele até pode nos dar mais problema; e quando o comemos em demasia, quando comemos de forma errada, sabemos que nos enchemos demais do pão e o que ele causa em nós.

Precisamos do pão que nos alimenta verdadeiramente, que nos sacia e nos preenche por dentro e por fora. Esse pão se chama Jesus, e Ele não despreza o pão da Terra, tanto que o multiplicou.

Jesus é o primeiro e o mais importante alimento da alma humana, do coração de cada um de nós

Jesus veio para dizer que Ele é o alimento, Ele é o primeiro e o mais importante alimento da alma humana, do coração de cada um de nós. Quem vai até Jesus não tem mais fome. Então, a primeira coisa que precisamos fazer é irmos ao encontro d’Ele, porque o encontro só acontece se as partes dão os passos. Deus deu Seus passos, e os passos mais longos que poderia ter dado. Deus desceu por meio de Jesus até nós, agora, é preciso que nós demos o nosso passo e façamos o nosso esforço. É preciso dizer que o pão está ali, mas se levante para o buscar. Se uma padaria está dando pão de graça, ela não vai bater à porta da sua casa e dizer: “Vim lhe entregar o pão”.

Somos nós que precisamos ir atrás de Jesus, porque Ele já veio, está se entregando todos os dias por nós, mas se não O buscarmos, não nos saciamos. Uma vez que buscamos, precisamos crer n’Ele sobre todas as coisas, porque crendo n’Ele não teremos mais sede.

A água sacia a nossa sede, mas depois voltamos a ter sede novamente. Entretanto, Jesus nos sacia da sede de Deus, da sede de eternidade e de amor que todos nós carregamos em nós.

Permitamo-nos ser alimentados por Deus que nos deu Seu Filho, para que todo aquele que n’Ele crê tenha a vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.