Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 13,26-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: ‘Tu és o meu filho, eu hoje te gerei’”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 2)

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

— “Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!”

— Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

— E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Evangelho (Jo 14,1-6)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.

5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Tenhamos fé em Jesus

 “Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também” (João 14,1).

Quando Jesus está nos exortando a não perturbarmos o coração, é porque o coração se perturba tão facilmente diante das adversidades, das situações contrárias e contraditórias da vida.

Todos nós passamos por tempos difíceis, e este não é o tempo mais difícil da história da humanidade nem será o último pelo qual passaremos nesta vida. Temos diversos tormentos e, por todos eles, passamos e superamos quando não tiramos de Jesus o nosso olhar.

Vivemos em tempos de muita ansiedade, e ela gera em nós pressa, inquietação e perturbação. A ansiedade gera em nós o “aqui” e o “agora”, que as coisas sejam mágicas, e não sabemos mais parar e escutar, não sabemos mais nos posicionar diante do silêncio, da escuta, porque tudo tem que ser aqui e agora.

O tempo em que vivemos é tempo de graça, é tempo, sobretudo, para tirarmos as perturbações da alma e do coração, porque somos pessoas muito perturbadas.

Nós nos perturbamos e nos tumultuamos por dentro, porque são muitas coisas acumuladas, tensas, mal vividas, mal resolvidas que estão se somatizando dentro da nossa alma e do nosso coração.    

Ter fé é colocar em Jesus a alma, o coração, a esperança, a confiança que precisa nutrir a nossa existência

Aproveitemos toda oportunidade que a vida nos der para pararmos diante de nós e de Deus. Se a vida não nos der a oportunidade, busquemos, porque precisamos dela, porque a alma precisa estar diante de Deus para se purificar, renovar-se, lavar-se de tantas águas sujas que penetraram o nosso interior.

Diante da perturbação do mundo, Jesus está dizendo: “Tende fé em Deus. Tende fé em Jesus”. Ter fé é mais do que crer e acreditar em Jesus. Ter fé é colocar n’Ele a alma, o coração, a esperança, a confiança que precisa nutrir a nossa existência.

Podemos olhar para os horizontes e enxergar somente escuridão. O que há de ser? Por trás de toda a escuridão que vem a nossa frente existe a luz do Senhor. É saber ultrapassar para ver além, para enxergar mais profundo, para enxergar a dimensão existencial que dá sentido ao nosso viver e ao que fazemos. É preciso olhar para Jesus!

Paremos de olhar só para os problemas, para as coisas que perturbam. Olhemos para Jesus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios