Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (At 16,1-10)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego.

4Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5As Igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia.

7Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 99)

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho (Jo 15,18-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Mostremos ao mundo o amor de Deus

 “‘O servo não é maior que seu senhor’. Se perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15,20).

Os discípulos de Jesus seguem os passos do Seu Mestre. Agora, não estranheis quando não somos amados, quando somos ignorados, quando falam mal de nós, quando nos perseguem por causa do nome de Jesus.

Assim como fizeram com o nosso Mestre, nós, que somos seus discípulos, O seguimos no amor e também na dor; nós, que somos Seus discípulos, O seguimos na glória e na cruz em primeiro lugar. Nós, seus discípulos que O seguimos na vida, O seguimos também na penúria e na perseguição por causa da vida, por isso, não temamos o mundo.

O mundo odiou Jesus, e o mundo odeia as palavras de Jesus, agora, o mundo nos odeia, mas o que não podemos é odiar as pessoas do mundo. Podemos odiar as maldades do mundo, e devemos ter nojo delas, devemos ter repúdio a tudo aquilo que é mundano e que agride a dignidade humana e os valores evangélicos, mas não compartilhamos do ódio do mundo, não semeamos ódio das pessoas umas contra as outras, não injetamos ódio no coração das pessoas, porque não fomos vacinados com ódio. Fomos vacinados com o amor de Deus, é esse amor que precisa estar injetado em nossas veias, em nosso coração e em tudo aquilo que realizamos.

Nós, que somos seus discípulos, O seguimos no amor e também na dor

É o amor de Deus que tem que estar em nós, é o amor de Deus que levamos ao mundo. E o mundo nos odiando, respondemos com outra moeda, a nossa moeda é o amor. O mundo nos perseguindo, não perseguimos as pessoas do mundo, mas oramos por elas, oferecemos a elas a outra face, oferecemos a face do Evangelho, do perdão e da misericórdia.

É verdade que o mundo não se convence muito, e muitas vezes do Evangelho, porque os seguidores de Jesus fazem o que o mundo faz: odeiam, perseguem, falam mal, se comportam como o mundo se comporta, trazem para dentro da igreja todas as atitudes mundanas e, às vezes, é difícil distinguir o que é de Deus e do mundo. Quando vivemos os sentimentos mundanos dentro de nós, semeamos e espelhamos discórdias, nos colocamos uns contra os outros.

Muitas vezes, você sofre perseguição não do mundo, mas das pessoas mundanas que estão dentro da igreja. Por isso, o mais importante é não ter os sentimentos do mundo, mas que os sentimentos de Cristo Jesus estejam em nós.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo  - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios