Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (2Cor 1,1-7)

Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos que se encontram em toda a Acaia: 2para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. 4Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.

5Pois, à medida que os sofrimentos de Cristo crescem para nós, cresce também a nossa consolação por Cristo. 6Se estamos em aflições, é para a vossa consolação e salvação; se somos consolados, é para a vossa consolação. E essa consolação sustenta a vossa paciência em meio aos mesmos sofrimentos que nós também padecemos.

7E a nossa esperança a vosso respeito é firme, pois sabemos que, assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 33)

— Provai e vede quão suave é o Senhor!

Provai e vede quão suave é o Senhor!

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Evangelho (Mt 5,1-12)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A felicidade é uma meta para quem vive em Cristo

A felicidade é uma meta para quem vive em Cristo. Ser feliz é possível para quem não tira o seu olhar de Deus e coloca em prática os Seus mandamentos!

“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5, 3).

Todas as vezes que ouvimos Jesus proclamar as bem-aventuranças na beleza deste Sermão da Montanha, na verdade, ao fazê-lo Ele proclama quem são os felizes, uma felicidade que começa na Terra e se estende à felicidade plena no Reino dos Céus.

No entanto, segundo Jesus, felicidade não é sinônimo de ausência de tristezas e de situações difíceis. Não, na verdade, a felicidade é um estado de espírito escolhido a ser vivido de acordo com a vontade de Deus e as disposições do Reino do Senhor.

Para isso, o Senhor nos aponta um programa de vida: muitas vezes, nós precisamos em nossa vida nos programar e ter metas e pontos a ser atingidos para que possamos realmente desenvolver aquilo que nós necessitamos. Precisamos fazer um plano de vida para que a nossa vida seja de acordo com a vontade de Deus e, mais ainda: um plano de vida, cuja meta é a felicidade!

Os critérios são apresentados por Jesus, quando nos diz que o Reino dos Céus se conjuga com a simplicidade, com a pobreza e com o despojamento, porque um coração muito cheio é sempre agitado e sempre inquieto. Ao passo que, quando é simples, pobre e despojado, mesmo tendo todas as coisas, o coração não há de se agitar por aquilo que tem ou não.

Um coração despojado é também um coração manso que não se agita por qualquer coisa, não é revoltado nem provoca revoltas nos outros. Não se trata de se conformar com as injustiças; muito pelo contrário, nós não podemos nos conformar de maneira nenhuma com as injustiças do mundo! O que não podemos é ser justiceiros, olhar a justiça a partir do nosso ponto de vista, do nosso prazer pessoal ou de nossas necessidades pessoais.

A justiça é algo muito amplo e envolve as pessoas, a sociedade e o mundo em que vivemos, sobretudo, quando olhamos  o que temos e os outros não têm o mesmo direito de ter. E quando a todos nós é privado o direito de ter aquilo que é o essencial para uma vida digna e justa. Nós não nos conformamos com as injustiças deste mundo!

Feliz é aquele que promove a paz e não a discórdia e o enfrentamento; não aquele que semeia o mal pelo mal. Promover a paz é levar ao coração dos homens o entendimento! E só quem tem paz consigo pode levar a paz aos outros. Não há bem-estar maior na vida – mesmo sabendo que você possa viver muitos conflitos, oposições e passar por apertos e dificuldades – quando a paz reina no seu coração, pois que a tem leva aos outros corações.

Feliz é aquele que tem misericórdia no coração e trata o seu irmão com misericórdia, não o trata de acordo com suas fraquezas, mas tem compaixão dos sofrimentos e da luta dele, tem compaixão das fraquezas individuais de cada um, assim como Deus tem miséricórdia e compaixão de todas as nossas fraquezas.

Felizes são os puros de coração! A pureza é uma graça tão necessária para todas as etapas de nossa vida. A pureza é a capacidade de enxergar o bem e não olhar o mundo pela ótica da maldade e da malícia. Somos, frequentemente, contaminados pelo olhar malicioso do mundo e pela maldade do coração das pessoas e, por vezes, agimos do mesmo modo.

Que Deus nos purifique das impurezas para que possamos vê-Lo onde Ele tem agido e onde a Sua graça tem atuado no meio de nós. Ser feliz é possível, é uma realidade para quem não tira o seu olhar de Deus e coloca em prática os Seus mandamentos!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.