Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Gn 3,9-15.20)

Leitura do Livro do Gênesis:

9O Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”

12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.

14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Segunda Leitura (Ef 1,3-6.11-12)

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.

5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.

11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.

30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.

38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Bem-aventurada aquela que acreditou no Senhor

Deus tornou os caminhos de Maria sem pecado para que o Salvador de toda a humanidade pudesse também tornar os nossos caminhos e a nossa estrada sem pecado!

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lucas 1,28).

Nós hoje celebramos, de forma solene, o Dia da Imaculada Conceição de Maria, o dia em que ela foi concebida no ventre de sua mãe. O dia da conceição da Virgem Santíssima, do seu concebimento, é digno de festa e de darmos glórias a Deus, porque a arca, que iria carregar o próprio Deus no meio de nós, foi ali edificada. E de que forma? Essa arca foi construída, gerada e concebida de modo imaculado, incorrupto, ela não foi manchada pela marca do pecado original.

É assim que o próprio anjo nos fala da Virgem Maria. Primeiro que ela é cheia da graça, ela é plena, está repleta da graça de Deus; não há espaço para o pecado, para o mal e para o erro na vida e no coração de Maria desde o momento da sua concepção. A segunda coisa, que vem junto com a primeira, é que o Senhor está com ela, o Senhor está plenamente com ela e nela desde o momento em que foi concebida. Ainda que naquele primeiro instante não tenha sido possível entender o porquê da tamanha grandeza da manifestação do poder de Deus, esse é o sinal de que Ele preparando os Seus caminhos desde o momento em que o homem cai no drama do pecado original.

Maria é aquela prometida no paraíso, como lemos em Gênesis 3,15: “Porei pela inimizade entre ti e a mulher” […]; ela te pisará a cabeça“. Aquela, que pisa na cabeça da serpente, é a vencedora do mal e do pecado! Deus tornou os caminhos de Nossa Senhora sem pecado para que o Salvador de toda a humanidade pudesse também tornar os nossos caminhos e a nossa estrada sem pecado!

Maria já fez de Jesus o Senhor de sua vida pela sua concepção e pela concepção que foi gerada no seu ventre: Jesus Nosso Senhor e Nosso Salvador. Ela poderia ter caído, poderia ter pecado. Eva também assim foi concebida, mas não correspondeu a essa graça. Maria, “a nova Eva”, é aquela que corresponde plenamente à ação maravilhosa de Deus na sua vida. Por isso sua Imaculada Conceição é espelho, é caminho e é luz para direcionar a nossa vida!

Nós queremos pedir a poderosa intercessão daquela que foi concebida sem pecado para que ela nos ajude a combater os traços, que o pecado original e os pecados que fomos depois concebendo na vida, para lutarmos e combatermos esses males.

Que a Virgem Maria nos ensine – pela sua fé, pela sua fidelidade e pela sua correspondência à graça de Deus – a sermos também atraídos pela graça que nos salva para que digamos “não” ao pecado que nos faz morrer.

Maria, que a sua Imaculada Conceição brilhe sobre nós!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.