Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Jl 1,13-15; 2,1-2)

Leitura da Profecia de Joel.

1,13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar. Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus está vazia de oblações e libações.

14Prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia! O dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da tempestade.

2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte; tremam os habitantes da terra, pois está chegando o dia do Senhor, ele está às portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos; como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 9)

— O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.

— O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça.

— Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo!

— Repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes o seu nome para sempre. Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios laços foram presos os seus pés.

— Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, preparou o tribunal do julgamento; julgará o mundo inteiro com justiça, e as nações há de julgar com equidade.

Evangelho (Lc 11,15-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.

16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.

21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.

23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Permita que a graça de Deus preencha o seu coração

Precisamos limpar, lavar, purificar, mas também preencher o nosso coração. Não podemos deixar o nosso coração vazio, sem colocar nada no lugar das coisas negativas que um dia fizeram parte dele.

“No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.” (Lucas 11, 26)

A Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro no dia de hoje, coloca-nos diante de duas temáticas importantes. A primeira delas é que todo reino que se divide contra si mesmo, se autodestrói; toda casa que se divide, se destrói.

Tudo aquilo que é dividido não subsiste. Vivemos num mundo, numa sociedade, onde as divisões estão presente em todas as esferas.

‘Divisão’ é diferente de ‘diversidade’. A sociedade comporta a diversidade de pensamentos, de sentimentos, de opiniões, muitas delas diversas e controversas entre si. O que não dá para suportar é a divisão por causa do diferente.

Nós iremos destruir nossa pátria, nosso país, o mundo em que vivemos, se insistirmos em ficarmos divididos, separados e atacarmos uns aos outros. Nós iremos, cada vez mais, destruir os valores existenciais e fundamentais de um país, de uma cidade ou seja lá do que for.

Existem pessoas que parecem que carregam pólvora nas mãos, por onde andam lançam essa pólvora para semear a divisão, a controvérsia e, simplesmente, colocar as pessoas umas contra as outras.

No Reino de Deus isso acontece nos grupos de oração, nas comunidades, em nossas paróquias, onde quer que estejamos. Não tenha medo de divergir, de pensar diferente, de apresentar um contraponto, mas, por favor, não seja a causa de divisão, de destruição onde você se encontra. Saiba unir, saiba viver e conviver com o diferente, com quem pensa de modo adverso, mas não seja o semeador da divisão.

Do outro lado, a Palavra de Deus também aponta-nos uma situação dramática para a nossa vida. Sabemos que Deus nos purifica, nos renova, sabemos que quando Ele age em nossa vida, tira de nós os espíritos malignos, as coisas ruins que, muitas vezes, estão nos atormentando.

É importante não nos esquecermos que não basta tirar, não basta limpar, purificar, se não colocamos nada no lugar. Não adianta nada limpar um terreno, tirar todo o lixo, tirar dali tudo que não presta, se você não cuida e não coloca outra coisa naquele terreno, logo vai surgir mato e outras coisas; porque você limpou, mas não cuidou.

Em nosso coração também é assim, precisamos limpar, lavar, purificar, mas também preencher. Não podemos deixar o nosso coração vazio, sem colocar nada no lugar das coisas negativas que um dia fizeram parte dele.

Por isso, precisamos dia a dia encher-nos da graça de Deus, da Palavra de Deus, preencher-nos da presença do Senhor, porque onde Ele está o espírito maligno não pode habitar.

Permitamos que a graça de Deus nos encha com os dons do Alto!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.