Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (1Cor 3,9c-11.16-17)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: 9cVós sois construção de Deus. 10Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei - como experiente mestre de obra - o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo. 11De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo. 16Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 45)

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria  à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
—  Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.

Evangelho (Jo 2, 13-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.
13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá". 18Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?" 19Ele respondeu: "Destruí, este Templo, e em três dias o levantarei". 20Os judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?" 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Tenhamos zelo pela casa de Deus

Neste dia, queremos recordar de cada uma de nossas igrejas; sejam pequenas capelas, igrejas maiores ou templos em construção. Igreja é o lugar da presença de Deus, é o lugar do nosso encontro com o Senhor

“Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (João 2,16).

Nós, hoje, celebramos a Dedicação da Basílica de Latrão. Quando chegamos a Roma, encontramos a sede da Igreja, a qual o Papa, na figura de Pedro, governa a Igreja que está pelo mundo inteiro.

O Papa, além de ser o chefe universal de toda a Igreja, é o bispo de Roma, aquela que é a primeira das igrejas e é considerada a mãe de todas: a Basílica de São Pedro.

Há uma basílica que tem uma importância grande para todos nós, a Basílica do Latrão, onde o Papa governa a Catedral de Roma.

Em toda a diocese existe uma Igreja Catedral, que é a mãe das outras igrejas. É por meio dela que o bispo dirige, governa e pastoreia seu rebanho. Há todo um sinal, uma tradição, uma presença sagrada quando nos recordamos das catedrais, da cadeira, do governo de cada uma de nossas igrejas.

Já que estamos nos recordando dessa Igreja Mãe, que está em Roma, a Igreja de São João do Latrão, queremos recordar de cada uma de nossas igrejas, sejam pequenas capelas, igrejas maiores ou templos em construção. Igreja é lugar da presença de Deus, é lugar do nosso encontro com o Senhor!

Às vezes, as pessoas vão às grandes igrejas, grandes catedrais e olham para as paredes, para as decorações, para as pinturas… Tudo isso tem um valor histórico; afinal de contas, são igrejas milenares. São igrejas belas, procuradas por sua beleza; entretanto, Deus está presente na mais bela igreja ou na mais simples capela, abandonada, deixada de lado.

Francisco se encontrou com Deus quando estava, justamente, numa capela abandonada, a capela de São Damião, onde o Senhor mandou reconstruí-la.

Quando entramos em qualquer igreja, templo, capela e oratório, algumas coisas são importantes de se observar. A igreja é lugar de oração; não é lugar para conversas, para simplesmente tirar fotos. Diz o Senhor: ‘Minha casa é lugar de oração!’. A igreja não é lugar de conversas fiadas, de bate-papo, de se realizar comércio ou qualquer coisa parecida. É o lugar de nos encontrarmos com Deus e mantermos nossa comunhão profunda com Ele.

Igreja é lugar da restauração, da nossa comunhão com as graças que vêm do Céu. Não podemos nos atrapalhar nem atrapalhar os outros no encontro com Deus.

A primeira igreja é cada um de nós, se quisermos ter zelo pela igreja enquanto casa de Deus, tenhamos zelo por nós, pelo que vestimos e falamos, porque a forma como nos portamos na igreja demonstra o zelo que temos pelas coisas de Deus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.