Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Ez 47,1-2.8-9.12)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Salmo Responsorial (Sl 45)

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.

— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.

— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.

Evangelho (Jo 2,13-22)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. 

— Glória a vós, Senhor.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Ouça a Homilia

Cristo é a cabeça da nossa Igreja

 “Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: ‘Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!’” (João 2,15-16).

Hoje, celebramos com muito amor a Dedicação da Basílica de Latrão. São João de Latrão é uma das quatro basílicas mães lá em Roma, juntamente com a Basílica de São Pedro, a Basílica de Santa Maria Maior e a Basílica de São Paulo, são as quatro principais Igrejas de Roma ou as Igrejas Mães.

A Basílica de São João de Latrão é a catedral de Roma, é a Igreja como se fosse a mãe da Igreja de Roma. Uma vez que Roma é a Igreja primeira e exerce uma primazia sobre as outras igrejas, estamos celebrando nela, com certeza, a Igreja Mãe que está na cabeça de todas as Igrejas.

Queremos, com essa celebração de hoje, celebrar a nossa união com a Igreja em Roma na pessoa do Papa. Não é exaltar a pessoa do Papa, mas a unidade e a comunhão que a Igreja vive. A Igreja que está aqui, na África, Ásia e em qualquer lugar do mundo é uma só Igreja, a Igreja Una, a Igreja de Cristo. É muito importante sempre fazer prevalecer isso, porque cada um quer a sua Igreja segundo a sua cabeça.

A cabeça invisível é Cristo Jesus nosso Senhor; e a cabeça visível é o Papa, que está à frente

Na Igreja, só há uma cabeça: Cristo Jesus. Ele é a cabeça e nós somos os membros, e é óbvio que para um corpo estar governado precisa ter alguém sempre à frente. Não pode numa casa todo mundo ser o pai da casa, porque essa casa é uma bagunça! E tem pai que quer ser democrático: “Aqui todo mundo manda”; e a casa é um desmando. Todo mundo participa, é diferente, mas a cabeça é o pai e a mãe.

Na igreja é da mesma forma, pois todos nós participamos, todos nós temos o nosso lugar, mas a cabeça da Igreja é a Igreja de Roma, e o Papa que está ali não é menos ou mais importante, mas ele tem uma responsabilidade: ser o pai de todos.

Hoje, celebramos essa comunhão da Igreja e, graças a Deus, essa Igreja tem uma cabeça. A cabeça invisível, que é Cristo Jesus nosso Senhor; e a cabeça visível, que é o Papa. Nossa comunhão com ele e com a Igreja presente em todos os cantos do mundo.

Estando, hoje, na capelinha da sua cidade, na basílica que tenha próximo a você, na catedral, na igreja matriz, não importa, é o mesmo Cristo Jesus que está em todas as igrejas. O que temos que ter é zelo e amor para com a igreja templo, porque é no templo que Deus se faz presente como lugar da manifestação do Seu amor e da Sua misericórdia.

Não participemos da igreja nem vamos à igreja como se fossemos a uma feira, porque igreja nunca pode ser feira. Vamos para o nosso encontro com o Senhor, por isso o zelo e o amor pela igreja como um todo, mas um zelo e amor pela igreja na qual participo e faço parte. É assim que expresso o meu amor a Cristo Cabeça, cabeça dessa Igreja a qual nós somos o corpo.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.