Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira Leitura (Is 40,1-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados.

3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”.

6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Sl 95)

— Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.

— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.

— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.

— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.

Evangelho (Mt 18,12-14)

— O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?

13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Deus não desiste de nenhum de Seus filhos

Deus não desiste de nenhum de Seus filhos. Aprendamos do coração do Senhor que não existem pessoas perdidas; o que existem são pessoas que precisam encontrar o caminho da vida!

“Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mateus 18,14).

Quando vemos, hoje, Jesus contar a parábola da ovelha que se perdeu, pensamos assim: “Puxa, mas Ele já tem noventa e nove, como Ele as deixa de lado para se preocupar e cuidar de uma só?”. Para Jesus, para o coração do Pai, “um” e “noventa e nove” têm o mesmo valor. Noventa e nove não são mais que um e um não é menos que noventa e nove. Noventa e nove ovelhas têm o mesmo valor que uma ovelha.

Não pense que a alegria de Deus é com a igreja cheia, aquela multidão que está lá; a alegria de Deus tanto vale para aquela igreja cheia como para um só coração que está precisando do Seu amor e da Sua salvação. Por isso a Palavra de Deus diz hoje a nós que para o Pai não existe filho perdido, o que existe é “filho ovelha” precisando de salvação.

Nós, muitas vezes, desistimos muito facilmente das pessoas; dizemos que elas não têm mais jeito, mas Deus não desiste de ninguém, Ele acredita que, por mais que, humanamente, pareça difícil a situação daquela pessoa, nada é impossível para o Seu amor. Você pode até escutar: “Pau que nasce torto vai morrer torto”, mas no Reino de Deus pau que está torto se endireita! Pessoas para as quais humanamente você olha e diz: “Esse não tem mais jeito!”, para Deus ele tem luz, tem solução e tem caminho de salvação!

Que o digam Paulo de Tarso, Francisco de Assis e Inácio de Loyola, que o digam todos os convertidos e convertidas ao longo da história; que o digam eu e você. Tem jeito para mim e para você, tem jeito para aquele que está perdido e nós, muitas vezes, já desistimos dele.

Não desista de ninguém! Pode ser que humanamente você não tenha mais forças para lidar com essa ou com aquela situação. Pode ser que, humanamente, você já tenha tentado de várias formas, agora é a hora de você tentar espiritualmente e dizer: “Senhor, é em Tuas mãos que eu entrego este meu filho, meu marido, essa pessoa. É em Tuas mãos, Pai, que eu o (a) coloco, porque eu já não vejo mais possibilidade, mas para o Senhor nada é impossível!”.

Se você já não tem mais meios humanos para ajudar a pessoa, busque mais, com maior intensidade, os meios espirituais, a graça espiritual. Isso pode levar muito tempo, vinte, trinta anos – que o diga Santa Mônica que nunca desistiu do seu filho, Santo Agostinho.

Desse modo Deus Pai hoje quer dizer para nós que Ele não desiste de nenhuma de Suas ovelhas, há algumas que estão bem distantes. Jesus precisa de mãos, precisa de mim e de você para buscar aquelas que estão do outro lado da margem ou da montanha.

Podemos dizer: “Talvez nem adiante [fazer isso]”, mas Deus tem Seus meios para salvá-las. Que aprendamos do coração o Senhor que não existem pessoas perdidas; o que existem são pessoas que precisam encontrar o caminho da vida!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo - Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.